Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
21/10/2016 00h59
FOCO DE LUZ – BANNER 2016 CIENTEC

            Irei apresentar pela primeira vez o Projeto Foco de Luz na CIENTEC promovida pela UFRN, nos dias 19, 20 e 21-10-16. Colocarei neste texto a essência do que será colocado no banner que será apresentado no dia 20-10-16, a tarde. Tem a coincidência de cair no dia do meu aniversário, mas como não existe coincidências, e tudo está articulado no Universo para ter um sentido, mesmo que nossa inteligência não alcance, procuro tirar algum significado dessa ocorrência. Dos 365 dias do ano foi escolhido a data do meu aniversário para ser divulgado oficialmente um Projeto que nasceu devido a minha iniciativa. Então nada mais justo dele também ser considerado nascido, de ter vindo à luz oficialmente no dia do meu aniversário.

            Eu imaginava que iria me envolver no trabalho universitário, mas somente quando tivesse aposentado e com bastante tempo. Mas Deus tinha outro projeto, e fez com que eu tivesse acesso a reclamação de uma colega de trabalho no Hospital João Machado, fazendo um verdadeiro apelo sobre o que podíamos fazer para conter a violência que se espalha por toda a cidade. Combinamos em fazer uma reunião no auditório do Hospital João Machado. Compareceram poucas pessoas, mas decidimos que seria importante fazer um trabalho comunitário, numa comunidade carente de necessidades e que por causa disso fosse fonte de tanta obra prima da criminalidade.

            Escolhemos a comunidade da Praia do Meio por sugestão minha, já que eu moro no bairro e trabalho no Hospital Universitário Onofre Lopes, que se encontra dentro da comunidade. Todos concordaram e logo eu estava preparando uma palestra onde apresentei um projeto universitário que elaborei para apoiar a comunidade e fazer frente à criminalidade.

            Logo foi visto pelos presentes que seria importante a criação de uma Associação dentro da comunidade para que existisse mais funcionalidade no apoio mais direto à comunidade, ao mesmo tempo que seria mais fácil o recrutamento de voluntários.

            Foi criada a Associação Cristã de Moradores e Amigos da Praia do Meio – AMA-PM, uma associação sem vínculos partidários ou religiosos, mas aberto a qualquer candidato de qualquer partido que venha oferecer serviços à comunidade, sem esperar que a paróquia de qualquer denominação religiosa se manifeste, pois tudo parece muito impossível de ser posto em prática, a partir do Papa, que fez tamanha incredulidade ao projeto de Francisco.

            Depois de ser superado os primeiros obstáculos a AMA-PM passou a construir o seu corpo de voluntariado, todos que se sentiram tocados pela vontade de Deus para serem parte do Projeto ou contribuírem com ele.

            Os valores de arrecadação junto aos sócios, e os valores das atividades financeiras adquiridos através de bazar, rifa e eventos, criou um nível de valores capaz de atender as necessidades financeiras dos associados, através de empréstimos a juros baixos, 2%. Além disso foi viabilizado aulas extracurriculares para as crianças como xadrez, karatê, violão, flauta, capoeira, futebol, balé e atividades pré-militares, com os Curumins. 

            Para cobrir as despesas com esses alunos nas salas de aula e com os professores, apesar deles cumprirem suas tarefas na base do voluntariado, foi criado um programa de apadrinhamento.

            O Projeto Foco de Luz permanece atuando na base desse trabalho comunitário, gerando as atas de cada semana acompanhado de um preâmbulo espiritual, para que todos possam ficar sensibilizados logo no início de cada reunião, e encerrado com a oração do Pai Nosso, sempre conduzida por um participando que diga mais respeito com o tema ou local da reunião. As normas de conduta evangélica são lidas ocasionalmente para lembrar aos diversos sócios e àqueles que quiserem se associar como agir nas diversas frentes de trabalho.

            As inscrições de sócios são feitas para qualquer pessoa, independente de religião, partido político ou local de moradia, basta se sentir “tocado” por Deus para colaborar com suas virtudes dentro do projeto.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 21/10/2016 às 00h59