O Natal deve ser por excelência uma Festa Cristã, afinal comemora o dia que simboliza o nascimento do seu inspirador, o Cristo, uma personalidade que dizia ter dupla paternidade, ser filho do homem e filho de Deus.
Jesus com suas frases de impacto, “Vim trazer a espada entre as famílias”, O meu pai e minha mãe são aqueles que fazem a vontade de meu Pai”, “Afasta-te de mim Satanás, que não queres que eu cumpra a vontade do Pai”, “Aquela viúva deu a maior esmola, pois deu de suas necessidades”, “A César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, “Atire a primeira pedra aquele que não tem pecados”, “Afasta de mim este cálice, Pai, mas que se faça em mim a Vossa vontade e não a minha”, “Perdoa-os, Pai, pois não sabem o que fazem”... e muitas outras que vem a nossa mente em algumas ocasiões e que deveriam servir para construir aqui na Terra o Reino dos Céus, usando em tudo a Lei do Amor. No dia 25 de dezembro comemoramos o seu aniversário e uma onda de solidariedade cristã toma forma em nossa sociedade ocidental, mesmo que sua força esteja mais na aparência que na essência. Mas, como uma verdadeira onda do mar, dar para surfar sobre ela e fazer alguns benefícios com votos de continuidade.
A Associação Cristã de Moradores e Amigos da Praia do Meio resolveu comemorar o aniversário do Mestre, como tantos fazem nos diversos momentos de confraternização em família, trabalho ou social. Procuramos ir um pouquinho mais além, em busca da essência que o Cristo tentou nos transmitir. Com todas as dificuldades inerentes a nossa fragilidade humana de compreensão e determinação do que devemos fazer para cumpria a vontade do Pai, elaboramos o seguinte roteiro:
A Festa Natalina da Praia do Meio terá início por volta da 17 horas com uma missa na Capela de Santana. Por volta das 18 horas terá início uma caminhada até a Praça Maria Cerzideira. As pessoas que participaram da missa, adultos e crianças, irão seguir duas pessoas e um burrinho que representarão a caminhada de José e Maria, caracterizados com as roupas da época, até Belém, numa estrebaria representada na Praça, onde Jesus nasceu. Na praça teremos um palco, telão, projetor, serviço de som, mesas e cadeiras. “José e Maria” ficarão com uma criança recém nascida na tenda que representará um presépio humano. No palco se apresentarão os diversos convidados até as 22 horas quando será servido um jantar comunitário que foi viabilizado por doações vindas de várias origens. Os convidados serão os líderes religiosos, as apresentações musicais, os padrinhos espirituais de nossas crianças, os vereadores e candidatos que nos visitaram e/ou colaboraram com a Associação durante o ano.
Acreditamos que seja uma ação muito simples, todos perceberão. Fizemos todos os pedidos necessários para uma melhor acolhida das pessoas presentes e apresentação das lições do Mestre, mas os recursos materiais nestes tempos de crise estão bastante escassos. Entendemos as dificuldades de quem não pode nos atender e Deus fará a devida recompensa daqueles que contribuíram. O nosso papel aqui não é julgar ninguém, e sim considerar todos como irmãos. Acreditamos que este é o milagre que Jesus nos ensinava: quando fazemos com amor, uma simples árvore de Natal, passa a ser esplendorosa; uma falta de mesas e cadeiras, e de repente todos estão sentados; uma falha por desatenção, logo é coberta pela colaboração; a pessoa mais importante na festa é aquele que serve a todos, sem ostentação, com compreensão e justiça, sem exigir direitos ou privilégios.
Este é o nosso grande desafio, trabalhar nesta Festa com o Amor que o Cristo nos ensinou. Este é o grande presente que nós, AMA-PM, queremos dar ao amigo de nossas almas, junto com todos aqueles que se unirem conosco neste esforço. Um presente de um coração vivo, sem expressar raiva, ressentimento, vingança por ninguém; um coração fraterno, colaborativo, justo; um coração que considere todos como irmãos, amigos, capaz de escrever as injúrias nas areias do esquecimento, e de escrever os benefícios no mármore da memória.
Esta será a beleza da Festa: enquanto transmitimos o que aprendemos das lições do Mestre Jesus, sentiremos que Ele estará conosco nos ajudando a praticar exatamente suas lições; enquanto procuramos servir ao próximo com todo empenho, suor e sacrifício, esperamos como recompensa apenas um sorriso do Pai.
E a todos, a quem o Pai permitiu que lesse este texto, sinta-se convidado, tanto para servir como para ser servido... seu coração é quem decide! Afinal, os trabalhadores da última hora serão da mesma forma gratificado.