Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
07/01/2017 01h35
QUALIDADES DA REALIDADE UNIVERSAL

            Segundo o livro “Urântia”, as qualidades da realidade universal estão manifestadas na experiência humana, na Terra/Urântia, nos seguintes níveis:

  1. Corpo – Organismo material ou físico do homem. O mecanismo eletroquímico vivo de natureza e origem animal;
  2. Mente – O mecanismo de pensar, perceber e sentir do organismo humano. A experiência total, consciente e inconsciente. A inteligência associada à vida emocional, buscando, por meio da adoração e da sabedoria, alcançar o nível acima, do espírito;
  3. Espírito – O espírito divino que reside na mente do homem – o Ajustador do Pensamento. Este espírito imortal é pré-pessoal – não é uma personalidade, se bem que esteja destinado a transformar-se em uma parte da personalidade da criatura mortal, quando da sua sobrevivência; e
  4. Alma – É uma aquisição experiencial. À medida que uma criatura mortal escolhe “cumprir a vontade do Pai dos céus”, assim o espírito que reside no homem torna-se o pai de uma nova realidade na experiência humana. A mente mortal e material é a mãe dessa mesma realidade emergente. A substância dessa nova realidade não é nem material, nem espiritual – é moroncial, isto é, um nível que se interpola entre o material e o espiritual, que pode designar realidades pessoais ou impessoais, energias vivas ou não viventes, cujos elos do tecido são espirituais e a trama é física. Essa é a alma emergente e imortal que está destinada a sobreviver à morte física e iniciar a ascensão ao Paraíso.

A doutrina dos espíritos traz uma conceituação ligeiramente diferente. Diz que a realidade universal manifestada na experiência humana em qualquer planeta habitado, é formado pelo corpo e espírito, existindo um terceiro elemento de interface entre um e outro, o perispírito, que é formado da substância do espírito e da natureza material do planeta habitado. Quando ocorre a morte física, sobrevive o espírito que pode ser identificado na forma do perispírito, e que continua sua ascensão em direção ao Paraíso/Deus, sempre no processo educativo e se exercitando na prática do Amor Incondicional. O termo alma é usado para designar o espírito que está ligado ao corpo físico pelo Cordão de Prata. Quando ocorre o desencarne, que o espírito se livra do cordão de prata, então ele recebe o nome de espírito. Quando a pessoa dorme e o seu perispírito/alma se desloca pelo astral, muitas vezes se aliando em atividades a espíritos desencarnados, o que vai identificar um e outro é a presença do cordão de prata no espírito encarnado, na alma.

O livro “Urântia” ainda afirma que a personalidade do homem mortal não é corpo, nem mente, nem espírito; e também não é a alma. A personalidade é a única realidade invariável em meio a uma experiência constantemente mutável da criatura; e ela unifica todos os outros fatores associado da individualidade. A personalidade é o único dom que o Pai Universal confere às energias vivas e associadas de matéria, mente e espírito, e que sobrevive junto com a sobrevivência da alma moroncial. Na personalidade, a mente intervém continuamente, entre o espírito e a matéria, e desse modo, o universo é iluminado por três espécies de luz: a luz material, a luz do discernimento intuitivo-intelectual e a luminosidade do espírito.

As informações trazidas pelos espíritos e essas trazidas pelo livro “Urântia”, podem ser conciliadas. Esse único dom associado à personalidade que o Pai Universal confere às energias vivas da matéria, mente, espírito, pode ser identificado pelo “Livre Arbítrio”, que todos possuímos e Deus não interfere. Esses aspectos conscienciais sobrevivem à morte física junto a alma moroncial, o perispírito. A vontade atuando como gerador acionado pelo livre arbítrio, irá produzir a luz do discernimento intuitivo-intelectual e moral, que associado a luz do espírito dado pelo Pai, irá compor com a luz material, a luminosidade capaz de dissolver as sombras da ignorância e da ausência do Amor.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 07/01/2017 às 01h35