Frente a crise política, financeira e ética que se abateu sobre o Brasil, país considerado o candidato para ser o “Coração do mundo e a Pátria do Evangelho”, as personalidades do bem que habitam no mundo espiritual também se manifestam através dos médiuns colocando os seus conselhos para direcionar nossa conduta. Um desses conselhos chegam até nós da mente do mentor espiritual Bezerra de Menezes, que foi médico e político quando estava entre nós. Essa mensagem foi recebida no Grupo Teresa de Ávila, do Centro Espírita a Caminho da Luz, Volta Redonda – RJ, em 18 de maio de 2017, a qual reproduzo abaixo na íntegra:
Queridos filhos,
Uma andorinha só não faz verão, então, parafraseando outro provérbio digo-vos: a união faz a força, a força do bem e do amor.
O Brasil é Terra de Jesus. É propósito do Seu amor. Podemos dizer que Ele tem seus grandes planos para esta linda nação, nação tão grandiosa, bela e sublime.
Então humildemente vos peço: unam-se num propósito de paz. Unam-se em oração e trabalhos de amor.
Sentimentos egoísticos não são de utilidade neste difícil momento. Sentimentos de escárnio não são bem-vindos. Abstenham-se de comentários maledicentes e infelizes. Não enviem dardos venenosos a classe política tão infeliz.
Eles também são filhos do Pai, ignorantes neste momento. Necessitam de preces que lhes despertem as consciências adormecidas em charcos seculares alimentados por sentimentos de orgulho e vaidade extremos. Pobres irmãos!
Também pobre da grande massa popular presa a individualismos egoísticos que, se assemelha a seus governantes.
É papel dos mais esclarecidos e já mais espiritualizados, semear o otimismo de quem já conhece um pouco do Cristo e de seu Evangelho.
Uni-vos em sentimentos salutares. Auxiliem-se uns aos outros. Cuidai de vossas famílias e amigos. Se cada um semear a paz em seu lar, muitas luzes acenderão e muitas mentes se clarificarão.
As energias das exuberantes matas e dos mares azuis sustentam ainda a egrégora desta pátria amada. Ainda nela cantam os sabiás e gorjeiam os rouxinóis. Cantam em versos as águas das cascatas e índios e caboclos se juntam aos pretos velho numa união de miscigenação nacional. A disciplina dos europeus e a obstinação dos asiáticos auxiliarão na construção da pátria idealizada para ser berço de uma nova humanidade.
O ranço da escravidão de quinhentos anos de sangue derramado pela chibata dos feitores, está sendo agora sanado como sofrido expurgo nacional. Estais sofrendo a limpeza espiritual necessária, com antigos senhores a saldar dívidas nas prisões materiais.
Estejais certos de que o Cruzeiro do Sul continuará a brilhar sob a maestria de Ismael, mas que cada um seja o maestro de sua própria orquestra da consciência, em cantos de amor ao Cristo.
Que a paz se sobreponha à violência que muitos semeiam e que as trevas se dissipem a partir da luz que cada um de vós deve emitir pelos conhecimentos que já adquiristes.
Muita luz a todos e fiquem em paz. Com o carinho do humilde amigo de hoje e sempre.
Bezerra.
Muito conveniente as orientações do espírito Bezerra de Menezes, lembrando que não podemos sair dos caminhos do Cristo e entrar inadvertidamente nos caminhos das Sombras, cheios de agressividade, destrutividade e principalmente mentiras.
Fiquemos atentos com o nosso racional à procura da Verdade e se esquivando das mentiras. Procuremos nos unir, todos nós que somos considerados cristão e portanto pretendemos seguir os caminhos de Cristo, caracterizado pela paz e harmonia, onde a Justiça é capaz de corrigir caminhos pecaminosos e punição suficiente para os criminosos.