O cristão que decide entrar na batalha espiritual sob o comando do Mestre Jesus, não pode lutar com as armas do ódio, da violência, da intolerância; deve lutar com as armas da serenidade, da calma e principalmente da Verdade. Porém, é difícil colocar a Verdade, divulgar, sem atrair atitudes raivosas de pessoas que desenvolveram um pensamento contrário daquilo que está sendo divulgado. Procuro colocar a Verdade sem julgar o mal feito de quem causou algum tipo de crime, pois sei que o meu papel não é o de juiz, e sim de irmão de todos que estão no meu entorno, seja mais próximo ou mais distante, sejam honestos ou desonestos. É importante que a Verdade venha à tona para que a opinião pública tenha conhecimento e possa se defender, principalmente através do voto consciente, honesto e secreto, como a lei permite e garante.
Irei colocar o que aconteceu quando eu repassei a informação do quanto alguns artistas (Chico Buarque – 13 milhões; Jô Soares – 1,9 milhões; Gilberto Gil – 6 milhões; Caetano Veloso – 5,5 milhões; Wagner Moura – 4,9 milhões; Luan Santana – 4,1 milhões; Maria Bethânia – 3,7 milhões; Tico Santa Cruz – 1,2 milhões; Cláudia Leite – 5,8 milhões; Marieta Severo – 1,8 milhões; Letícia Sabatella – 1,5 milhões; e Porta dos Fundos – 7,5 milhões) foram pagos do dinheiro público administrado pelo PT. Não coloquei nenhuma informação além dessas, que recebi pelo whatsapp. Não disse que isso foi uma ação criminosa ou que os beneficiados se sentiram na responsabilidade de defenderem o seu benfeitor, mesmo que esse fosse realmente autor de atos criminosos. Mesmo assim, recebi uma resposta de uma pessoa que participa deste meu grupo nos seguintes termos:
Pois é, enquanto a gente fica nesse discurso de PT e não PT o país afunda. Esse é o tipo de coisa que serve muito bem a um presidente da República que foi flagrado em conversa telefônica ouvindo corrupção e ordenou ao seu secretário que corresse com a propina de 500 mil, uma das parcelas desse mensal ao que começou em maio de 2017. Enquanto se olha para a lindeza de Chico Buarque, Temer foge com a mala e sua Marcela estoura o cartão corporativo e Moro absolve a mulher do Cunha que lavou o dinheiro da propina no luxo. Tudo com recibo assinado. Enquanto se espalha o ódio, as ratazanas trabalham. Demonizar e culpar artistas é de lascar, precisa não. O ministro da justiça, chama chefe de quadrilha de fiscal de “Grande Chefe”. Temer o promoveu, agora o grande chefe dos fiscais corruptos, gravado inclusive, será ministro da transparência e fiscalização. Kkkkkk.
A minha intenção não foi espalhar ódio, estaria essa ação fora das minhas intenções quanto cristão. Mas a resposta deixou bem clara a interpretação de que havia ódio no meu repasse de informação. Coloca uma série de outros exemplos de ações criminosas dando a entender que seriam protegidos por mim, pelo contrário, estarei lendo e absorvendo tudo que é Verdade, e procurando identificar na minha consciência o que é uma ação criminosa. Não irei julgar também estes, pois são meus irmãos, assim como os artistas e também quem me respondeu dessa forma. Fico muito grato quando alguém coloca a Verdade à tona, seja ela prejudicial a quem quer que seja, não tenho compromisso diferente daquele que assumi com o Mestre Jesus, de defender a Verdade e divulga-la, sempre no intuito de trazer harmonia e Justiça às nossas relações. Deveremos ter o maior cuidado dessa informação que é colocada como Verdade, não ser mais um artifício para encobrir intenções associadas ao mal, à desarmonia, a injustiça.
Com essa perspectiva de comportamento, ficarei muito grato se uma informação que eu repasse como verdadeira, alguém mostrar que ela é falsa. De imediato corrigirei a informação que eu estava divulgando, mesmo continuando sem fazer juízo de valor, mas a pessoa que postou inicialmente ficará desmoralizada, pois foi flagrada na mentira e fica nas mãos da justiça o dever do julgar e condenar se for o caso.
Então, tentando responder a pergunta do título deste texto, parece que o ódio se forma quando uma informação surge que vai de encontro aquilo que considero como correto, mesmo que a nova informação traga a Verdade e os conceitos que eu tinha estejam cheios de mentiras. Para evitar essa construção de sentimentos tão negativos, devemos nos vestir de humildade e aceitar que podemos estar errados em qualquer momento de nossas racionalizações e que estejamos sempre abertos, honesta e corajosamente, para mudar nossas opiniões falsas quando a luz da Verdade surgir