Esta aula é baseada no livro “Consciência” do espírito Joseph Gleber
Emoção versus Percepção
É muito comum confundir emocionalidade com mediunidade, com o misticismo presente em todas as religiões. Existe uma facilidade de convivência entre essas diversas religiões no Brasil, como não se vê no resto do mundo. As vezes a atração física desperta o emocional que facilmente pode ser desviado para o sentimento que existe um fator espiritual, de vivências passadas, nesse relacionamento.
Comunicação entre médiuns e dirigentes
Pode acontecer do espírito passar alguma ideia ao médium, mas esse não ter subsídios para interpretar e passar adiante a informação. Por isso é importante que o médium precisa estudar tudo que lhe venha às mãos. Médium sem estudo é ferramenta enferrujada. Se o médium não estuda, vai ser deixado de lado, ou então é utilizado por espíritos tão ignorantes quanto ele. Não se pode trabalhar mediunicamente com uma instância superior, sem estudar.
MEDIUNIDADE É COMUNICAÇÃO
“Outro meio, que também pode contribuir fortemente para desenvolver a faculdade, consiste em reunir-se certo número de pessoas, todas animadas do mesmo desejo e comungando na mesma intenção.” (Kardec, O Livro dos Médiuns, 207)
Para que haja comunhão de ideias é necessário que haja a compreensão do assunto que está sendo tratado. É preciso entender o que está escrito, pois o espírito transmite o pensamento, mas entre nós encarnados tem que ser pelas palavras.
É PRECISO APRIMORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE ENCARNADOS
- Por que não se discute o assunto?
É importante discutir essa questão entre todos para que o trabalho possa ser realizado sem muita interferência, sem muito ruído na comunicação. O inimigo está espalhado em diversos níveis, inclusive na internet pelos encarnados voltados para as trevas; é preciso que saibamos identificar e nos proteger e avançar na missão do Bem.
- Quem disse que “o importante é o pensamento”?
Entre os encarnados o mais importante é a palavra, a forma de se expressar. Temos que explicar de maneira clara o que entendemos.
- Quem se comunica pelo pensamento são os espíritos – entre os encarnados o veículo é a palavra.
PERCEPÇÃO OU INTERPRETAÇÃO?
“O espírito que se comunica geralmente escolhe seu aspecto visual, suas vestimentas, sua aparência e seus instrumentos de trabalho; no entanto, quando se torna perceptível aos médiuns, estes distorcem as percepções originais, ainda que inconscientemente. Essa interpretação se dá de acordo com a concepção previamente registrada na memória do médium, em decorrência da cristalização ou da ortodoxia a que sua mente se vê entregue.” (Joseph Gleber)
A crença da pessoa pode levar ao médium a fazer interpretações que atendam no que ele quer acreditar. Isso mostra a importância do estudo, para sabermos interpretar a realidade como ela se apresenta e não como a gente acredita. Muito trabalho pode vir através dos espíritos apenas como treinamento, que não merece ir à público. Temos que apurar nossa percepção para entender o que os espíritos falam. Necessita de capacitação para o interessado que queira trabalhar no Bem. É preciso ter disciplina, determinação e foco, como no regime militar.
COMUNICAÇÃO, PROBLEMA MAIOR NA MEDIUNIDADE (EM PAULO DE TARSO)
“... se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha?
“Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar.
“Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim.”
As vezes a forma de dizer alguma coisa muda totalmente o resultado. Se a comunicação não está lógica, não é obrigatório aceitar. Deve se questionar tudo, de qualquer fonte que venha a mensagem, para que a lógica prevaleça frente a dúvida. A fé deve corresponder as obras, pois a fé é impalpável e as obras podem ser verificadas.
COMUNICAÇÃO – A HABILIDADE MEDIÚNICA A SERVIÇO DOS GUARDIÕES. CONHECER PARA TRABALHAR.
“Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem edificação para a igreja.
“Por isso quem fala em uma língua, ore para que a possa interpretar.”
(I Epístola de Paulo aos Coríntios 14:8,9,11-13)
MÉDIUNS IMPRESSIONÁVEIS – EM KARDEC
“Todos os médiuns são necessariamente impressionáveis, sendo assim a impressionabilidade é mais uma qualidade geral do que especial. É a faculdade rudimentar indispensável ao desenvolvimento de todas as outras.”
É preciso que tenhamos a capacidade de ser impressionados pelas energias ao nosso redor.
“Difere da impressionabilidade puramente física e nervosa, com a qual preciso é não seja confundida, porquanto, pessoas há que não têm nervos delicados e que sentem mais ou menos o efeito da presença dos Espíritos, do mesmo modo que outras, muito irritáveis, absolutamente não os pressentem.”
“Muitos há que imaginam ouvir o que apenas lhes está na imaginação.”
EMOCIONALISMO EM JOSEPH
“Naturalmente, meus irmãos não pretendem tratar a obsessão complexa com o assistencialismo paternalista espiritual, tão difundido na atualidade, fruto de uma postura emocional e de uma visão excessivamente religiosa, que remonta a um passado fértil no emocionalismo religioso, em detrimento da vivência da espiritualidade.”
RECOMENDAÇÃO DOS ESPÍRITOS
- Estudo, estudo, estudo
- Razão, bom senso
- Visão crítica das comunicações
- Limites da percepção individual
- Aprimorar o conhecimento do idioma
- Aumentar os conhecimentos gerais
É conveniente rejeitar nove verdades do que aceitar uma mentira.