Honrar o compromisso assumido.
Honrar seu corpo, sua mente, como primeiro templo sagrado. (Nós somos deuses para o nosso corpo, administramos centenas de vidas microscópicas através de nosso pensamento, sentimentos e comportamento).
Preservar o tempo de qualquer intrusão. (Quer sejam físicas, emocionais ou sociais para manter o mínimo de equilíbrio frente a série de impactos que podemos sofrer).
Aprimorar-se, esclarecer, estudar. (É o dever com o nosso espírito, aprimorar-se cada vez mais. Estudar sempre para aprender os próximos estudos que virão. Estudar, aprimorar, conflitar, é o dever de quem deseja ser um livre pensador.
Tratar o serviço a que se dedica como o mais sagrado de todos. (Pode ser o mais simples, tratar como se fosse o mais importante de todo o universo, gostar do que faz e não fazer por obrigação).
Não esperar algo que nunca foi prometido.
Não aguardar milagres. (Os espíritos não vão lhe tirar das dificuldades financeiras de forma nenhuma, não vão lhe dar nenhuma benesse. Eles vão lhe dar inspiração para que você trabalhe e reconstrua sua situação).
Entender que a cada um é dado segundo a sua necessidade e merecimento. (Mais oportunidades de crescimento e se vamos ter condições de efetivar o que nos chega como proposta).
Diálogo do Espírito Verdade com Allan Kardec (Os espíritos nunca passam a mão na cabeça nem mentem quanto aos escolhos da jornada)
- Não; mas a missão dos reformadores é prenhe de escolhos e perigos. Previno-te de que é rude a tua, porquanto se trata de abalar e transformar o mundo inteiro. Não suponhas que te baste publicar um livro, dois livros, dez livros, para em seguida ficares tranquilamente em casa.
- Tens que expor a tua pessoa. Suscitarás contra ti ódios terríveis; inimigos encarniçados se conjugarão para a tua perda; ver-te-ás a braços com a malevolência, com a calúnia, com a traição, mesma dos que te parecerão mais dedicados.
- As tuas melhores instruções serão desprezadas e falseadas; numa palavra, terás de sustentar uma luta quase contínua, com sacrifício do teu repouso, da tua tranquilidade, da tua saúde e até de tua vida, pois sem isso, viverias muito mais tempo. (Todas as pessoas que trazem evolução para a sociedade, que contribuem com o bom pensamento, passam por inúmeras dificuldades. Temos os bajuladores, os admiradores, os seguidores, os amigos, e tem aqueles outros que muitas vezes podem estar como falsos amigos. Mas os espíritos não mentem, Jesus nunca prometeu caminhos floridos e nem ruas asfaltadas. Principalmente para nós que estamos em batalha energética. Foi dito que estreito é o caminho, que apertada é a porta e poucos são os que conseguem. Isso me leva a pensar no que Jamar falou logo na fundação do Colegiado lá em Lisboa: se sobrar 20 pessoas nesse Colegiado, nos damos por satisfeito. Mas, se não tiver 20 Jamar, com 5 ganhamos a causa. Fiquem atentos, muitos de vocês que estão aqui não irão prosseguir, porque desistem, isso exige comprometimento. Não que isso que está escrito no vídeo vá acontecer com você, pois além do medo que a gente tem, nós não porfiamos na estrada das realizações superiores. A gente desiste facilmente, e aquele que desiste, não sabemos se terá nova oportunidade nessa vida).
Porque nós não lutamos contra a carne e o sangue, mas contra os principados, as potestades, os príncipes das trevas neste século. (Somos convocados para formar o exército do Bem, uma porção de estrelas à serviço de Jesus. Fomos chamados para agir com disciplina, com ordem, com planejamento, e não agir de qualquer modo. Não estamos mais naquela época de fazer o bem sem olhar a quem. Isso é uma invenção que não existe na Bíblia. Esse terço dos homens já levanta essa crítica. Você é responsável pelo Bem que você faz, pelos recursos que você passa para frente. Então, saiba como fazer o Bem, a quem fazer o Bem, e se você realmente estar fazendo o Bem. Muitas vezes você está destruindo a pessoa e não fazendo o Bem para ela. Temos que nos unir como se fôssemos um grupo de pessoas que estão recebendo as ordens de seu General que é Jesus. Se nós trabalharmos separados não sobreviveremos. O feixe de varas pode ser vergado, mas jamais rompido. Se trabalharmos com essa disciplina que os guardiões superiores trabalham. Para cada espírito do mal, temos aproximadamente 15 nos auxiliando, para nos elevar às regiões superiores da espiritualidade, mas não aquelas regiões que a gente pensa que é todo mundo rezando, orando e cantando, passeando nos lagos maravilhosos, porque quanto mais superior o espírito, mais ele retorna para as sombras para ajudar aqueles que sofrem, ou para impedir que o mal se propague. Nós temos em torno de nós essa grande nuvem de testemunhas para que a gente possa transforma a Terra um dia, num mundo melhor, e receber os amigos das estrelas que vem ajudar a gente nesse processo de transformação. Esses amigos do espaço que já estão materializando suas luzes pelo mundo inteiro, falando conosco, estamos aqui... vós, homens, não estás sozinhos! Nós, os seus irmãos das estrelas viemos para ajudar e transformar a humanidade. Precisamos nos unir, não interessa se você é católico, protestante, espírita, umbandista, praticantes do candomblé, é hora de unirmos as nossas forças para transformar este planeta num mundo cada vez melhor. Um grande abraço e que possamos estar juntos daqui para a frente.