Senhor, por que não queres me ver quieto? Até que eu gostaria de ficar de “pernas-para-o-ar” dentro de casa, sem ter nenhuma obrigação a cumprir, aproveitando da vida que me destes, e dos bens que colocas à minha disposição. Sim, talvez se tivesses colocado somente eu no mundo, como aconteceu com Adão no início, isso pudesse ser assim. Mas a lenda de Adão não tem um respaldo pragmático dentro da realidade. O respaldo real que temos na consciência é que nós fomos feitos por tua vontade como uma centelha divina preparada para se desenvolver no mundo espiritual e material, ir adquirindo consciência e sabedoria até chegar perto de Ti. Não sei bem o que queres com isso, se é um tipo de brincadeira para ver crescer o Universo com dinamismo e autocrítica ou se é outra coisa que não consigo imaginar.
Não importa, Pai, tuas razões, sei que ainda não tenho compreensão suficiente para entender o que poderias me ensinar. Estou conformado em saber que minha origem foi a partir de uma partícula de ti, simples e ignorante, e que devo evoluir num trajeto de diversas experiências onde o livre arbítrio que tenho está sob o meu completo domínio, e não do Teu. Por isso posso cometer erros, e isso é uma certeza, pois não há como evoluir em caminho reto para Ti sem entrar em algum desvio devido a ignorância. E isso acontece com todos os irmãos que estão participando da mesma jornada, com a única diferença do tempo e do acúmulo de experiências, positivas e negativas de cada um.
Como o Pai não pode intervir diretamente no livre arbítrio de ninguém e assim ajustar a sua rota, Ele usa os filhos mais experientes para ajudar os menos experientes. Para isso é necessário que o livre arbítrio de quem vai ajudar e o livre arbítrio de quem vai ser ajudado, sejam sensibilizados pela divina centelha que continua dentro do nosso psiquismo e que deve superar as forças da matéria, do instinto, que querem benefícios exclusivos, e muitas vezes em detrimento do próximo.
É nesse sentido que compreendo que não posso ficar quieto, que tenho que agir para impulsionar minha própria e evolução e colaborar com o Pai naquilo que é necessário fazer para ajudar a correção de rotas dos meus irmãos, quer seja individual ou coletivamente.
Sei que o Senhor já me proporcionou muitos benefícios e que eu aproveitei alguns deles para estar no nível que estou. Por esse motivo não posso rejeitar nenhum dos Seus pedidos, mesmo que na hora eu renegue, faça de esquecido, mas mais adiante eu sei que irei fazer a Tua vontade. É isso que sinto agora, Pai, sei de Tua vontade na minha consciência e sei que irei começar a agir nessa direção, mesmo que no momento eu não saiba com segurança aonde chegarei.
Mas sei que estarás comigo em todos os momentos, que os espíritos santos que também estão engajados em Tua vontade estarão ao meu lado.
Hoje, meu Pai, a minha conversa contigo á para dizer que recebi o Teu recado, e que mesmo eu desejando ficar na cama, irei me esforçar para cair em campo. Só quero fazer três pedidos: forças para vencer a preguiça, sabedoria para vencer a ignorância; e coragem para vencer o medo.