O mundo extrafísico mais denso tem início no limiar da frequência do duplo etérico, incluindo a frequência do psicossoma ou perispírito e o início da frequência do campo mental inferior.
Onde está localizado esse plano extrafísico que nós chamamos de umbral? Ele começa exatamente na frequência do duplo etérico. O duplo etérico é um corpo físico, porém em estado plasmático, que todos nós temos, e que ele se deteriora logo após a morte. O duplo etérico sobrevive nesse ambiente crosta-a-crosta por no máximo 30-45 dias. Aí nessa frequência vibratória, começa o plano astral, o plano das emoções, e termina exatamente, incluindo algumas frequências do psicossoma, do perispírito até o plano mental inferior. Então, até o perispírito ainda vibra nessas zonas que nós chamamos de umbral, e não na zona do plano mental. Querem ver? Livro de André Luiz, “Nosso Lar”. André Luiz já está em Nosso Lar já há algum tempo, estudando, trabalhando, e com saudades da mãe dele. A mãe dele está no plano espiritual e ele no umbral, Nosso Lar está no umbral. Ela dorme, o perispírito se desdobra em Corpo Mental e ela desce em corpo mental similar ao corpo mental dele. Depois ele volta para o perispírito e ela volta para o plano espiritual dela. Ela estava no plano espiritual, ele não. Ele estava no umbral, como está até hoje ligado aos trabalhos do Nosso Lar. Isso não tem a ver com merecimento, depois a gente estuda isso. É só pra gente entender a localização. Então, quando se fala assim, ah, foi para o plano astral, um plano superior... não! Mesmo porque, os verdadeiros espíritos superiores, segundo Tereza de Calcutá fala no livro “A força eterna do amor”, o céu está vazio, porque os bons desceram para ajudar aqueles que precisam de auxílio. Ela até brinca, deixem o céu para os papas, cardeais, religiosos, porque enquanto estiver viva, essa força de ajudar, eu serei chamada de “Santa da Escuridão”, porque o meu lugar é junto dos que sofrem, dos que precisam de ajuda. É belíssimo o texto dela no livro “A força eterna do amor”.
Vale registrar que as evidências colhidas através de observações extrafísicas, parapsíquicas diversas, sugerem a existência permanente, predominante, de temperaturas baixíssimas no plano extrafísico crostal, ao modo das temperaturas existentes no espaço interestelar.
No plano astral inferior prevalece a temperatura que está externa ao planeta Terra, uma faixa de vibrações muito baixa, frio intenso
Daí porque a condição de resfriamento que ocorre no ambiente humano das manifestações parapsíquicas, como efeito físicos, Ectoplasmias, telecinesias, desmaterializações, correntes de ar gélidas, etc.
Através do ectoplasma os espíritos fazem baixar a temperatura que é preciso até colocar roupas apropriadas, mesmo que haja calor do outro lado, porque é uma zona intermediária onde vão transitar os espíritos. No plano astral prevalece temperaturas baixíssimas. Ocorrem muitas vezes nas reuniões mediúnicas tradicionais, desobsessão ou não, apometria, de contato com os mentores, e daí a pouco as pessoas começam a sentir frio. Isso significa que está entrando em sintonia com o plano astral intermediário, onde prevalece temperaturas baixíssimas. As vezes, manter a climatização do ambiente mais baixa, até ajuda os médiuns a entrar em sintonia com eles, se tiver condições. As vezes se fica arrepiado e pensa ser espírito; não, é a temperatura do plano astral, já se está entrando em sintonia mental e vibracional. Esse é um tema a parte belíssimo de estudar para entender as diferenças, e quando se sai do plano astral para o plano mental, também.