Ao fazer uma ligeira retrospectiva de minha vida, e ver quantos malabarismos os meus caminhos fizeram até chegar onde estou hoje, entendo que isso aconteceu porque tomei uma decisão, até inconsciente, na época, acredito, de amar incondicionalmente, mesmo sofrendo forte pressão dos instintos.
Amar passou a ser para mim uma decisão e uma entrega a uma ação que não poderia ficar somente na teoria. Da mesma forma quando eu decidi cultivar meu jardim, eu sabia que iria ter muito trabalho, adubar, regar, tirar ervas daninhas... da mesma forma acontece com essa decisão de praticar o Amor Incondicional. Talvez os problemas não tenham sido tão claros e objetivos como acontece quando decidimos cuidar do jardim, mas com o tempo observei que a prática desse Amor Incondicional gera também muito trabalho: compreender, tolerar, suportar sempre as idiossincrasias do próximo, sem deixar as feridas que isso provoca tirar o riso do meu rosto...
Continuo a regar com afeto, adubar com compreensão a coração tão duros, evitar a erva daninha das maledicências que podem germinar perto delas... até ver o dia daquele coração tão duro se abrir em flores, transformado pela ação do Amor.
É preciso dedicação, cuidado, espera, a quem decide amar, para poder colher as flores da afeição. Dedicação!
Devemos amar nosso companheiro, aceita-lo, valorizá-lo, respeitá-lo, dar afeto e ternura, admirá-lo e compreendê-lo... isso é tudo, apesar das grandes decepções que ele possa nos causar. Apenas decida amar!
Sem a presença do Amor naquilo que temos, no que fazemos e no que somos, estaremos imensamente pobres, profundamente carentes, desvitalizados.
A inteligência sem amor nos faz perversos, a justiça sem amor nos faz insensíveis e vingativos, a diplomacia sem amor nos faz hipócritas, o êxito sem amor nos faz arrogantes, a riqueza sem amor nos faz avaros, a pobreza sem amor nos faz orgulhosos, a beleza sem amor nos faz ridículos, a autoridade sem amor nos faz tiranos, o trabalho sem amor nos faz escravos, a simplicidade sem amor nos deprecia, a oração sem amor nos faz calculistas, a lei sem amor nos escraviza, a política sem amor nos faz egoístas, a fé sem amor nos torna fanáticos, a cruz sem amor se converte em tortura, a vida sem amor... bem, a vida não tem sentido.
As flores que espalham perfumes e mostram suas belezas nos jardins, são testemunhas do Amor de Deus, os passarinhos que cantam nos prados e piam nos ramos são a presença do amor de Deus transparecendo nos rios
As ondas gigantescas que se arrebentam nas praia são a prova do amor de Deus se agigantando no mar.
O homem sábio, pelos conhecimentos que lhe robustecem o cérebro, e aquele que se enobrece no trabalho do bem, pela luz que lhe emana do íntimo, apresenta o amor de Deus alevantando a vida.
Por todos esses motivos decidi amar, mesmo sabendo que devo cuidar, como cuido do jardim, as energias do coração: adubando as virtudes e jogando fora os vícios e defeitos.