Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
12/08/2018 01h47
DESAPEGO – 6ª LEI

               Continuando o estudo de Deepak Chopra sobre as Sete Leis Espirituais do Sucesso, iremos ver a sexta lei assim como está no documentário da Netflix com algumas adaptações para melhor ser apresentado neste texto. É conveniente dizer que assumo a importância do que foi escrito, como uma necessidade básica para nossa evolução, material e principalmente espiritual.

            O universo responde melhor quando você está desapegado do seu desejo. Isto é, você não está desesperado ou obsessivo. Quando você diz: “Tenho que ter isso”, ou “Se não conseguir, serei um fracasso”, você tranca sua consciência num molde fixo. Quando você domina a sexta lei, consegue manter uma serenidade sólida enquanto você se compromete com sua meta com paixão intensa.

            O desapego é uma qualidade da atenção. Sua intenção é para o futuro, mas sua atenção está no presente. Se sua atenção se centra no presente, sua intenção para o futuro se manifestará. Nossas intenções criam reflexos no mundo externo. Quando as coisas parecem não dar certo, há um reflexo negativo. Isto se percebe diretamente. Quando se domina a sexta lei, a atenção individual se expande para absorver a atenção cósmica. O mundo físico é visto através dos olhos da alma. Podemos aprender após doenças e muitas perdas, que temos que nos entregar... e criar um ambiente positivo ao nosso redor. A melhor forma de ser é entregar-se à vontade divina. Entregue-se, entregue-se... Estamos acostumados a ouvir: “Se quiser algo, vá atrás.” “Ânimo, não desista.” E isto diz totalmente o contrário. Se realmente quer algo, você deve liberar esse algo.

            A solução para esse dilema está na sabedoria da insegurança ou a sabedoria da incerteza. A sabedoria da incerteza significa que você não procura momentos fixos quando tudo vai dar certo. Em troca, cada momento da vida está cheio de emoção, aventura... mistério.

            Precisamos as vezes de dinheiro para construir uma franquia, por exemplo, e tudo que isso implica. Entramos num turbilhão de incertezas. E tudo que se pode fazer é respirar fundo e aprender tudo o que se pode, e todos os dias dizer: “Farei o melhor que puder.” E são nesses momentos de calmo desespero que podemos descobrir os dons mais incríveis. O ponto de virada nessa experiência de incerteza e caos, é descobrir que se pode fazer aquilo. Permita-se abraçar nesse momento. E se fizer, haverá um entendimento, um salto. Sim, a experiência acontece. E esse entendimento se for verdadeiro, levará à inspiração e nada irá pará-lo. No desapego do resultado se encontra a sabedoria da incerteza. Há oportunidades quando você nota a sabedoria da incerteza. Cada situação que você tem na vida é uma semente de oportunidade. A incerteza é uma condição temporária enquanto você espera que a resposta apareça.

            Todos têm a intenção de conhecer alguém, apaixonar-se e se casar. Podemos pensar num ponto que isto nunca vai acontecer e que se deve aceitar. E pode ser que no justo momento em que estejamos confessando essa aceitação, podemos receber um feedback que se isso nos está deixando feliz, ótimo. Mas o universo pode conspirar a favor dos desejos e o possível marido aparecer em poucos meses.

            Chegamos ao maior mistério de todos. Qual é o plano cósmico? O que significa nossa vida no esquema do universo?

            O desapego é uma das lições mais difíceis, digo isso por mim, por pequenas coisas tenho enorme resistência em desapegar. Roupas usadas, livros que já li... sei que estou caminhando com um peso enorme nas costas, mas essa lição reforça minha intenção em mudar.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 12/08/2018 às 01h47