Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
18/10/2018 07h54
QUENTE, FRIO OU MORNO?

            No Apocalipse vamos encontrar o seguinte: “Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo de minha boca. (3:15-16)

            Isto significa que a pessoa estar em cima do muro, não significa estar caminhando entre dois caminhos, para Deus isso não existe. Ou você se dá 100% para Ele, ou você não dá nada. Muitas pessoas entregam só uma parte de suas vidas para Deus, ou até mesmo ficam em cima do muro, em situações que não sabem o que fazer. Muitos cristãos vivem em cima do muro pelo fato de, irem a igreja, ao templo, ao centro, louvarem a Deus, mas no cotidiano, durante a semana, são pessoas diferentes. Isso é hipocrisia, e Deus não gosta desse tipo de pessoa.

            Nesse caso, o frio representa o lado do diabo, e o quente, o lado do anjo. E o morno? O morno é o muro. E Deus despreza tanto esse tipo de pessoa que diz que está prestes a vomitá-la.

            Uma coisa que temos que ter cuidado é com as influências políticas. Imaginemos um amigo nosso (não cristão), do outro lado do muro. Ai criamos intimidade com ele, começamos a conversar, e querer saber o que ele pensa. Quando de repente ficamos em cima do muro, vendo o que esse amigo pensa do outro lado. Aí ficamos na dúvida, se acompanhamos ele ou voltamos para o nosso lado do muro. Quando menos esperamos, esse amigo nos puxa para o outro lado do muro, e você fica totalmente do lado errado, o lado das iniquidades.

            Qual o problema de ser morno?

            Deus não gosta tanto de pessoas mornas como frias. O fato de Deus desprezar mais pessoas mornas, como está escrito na “Palavra de Deus” é por isso representar o caráter da pessoa. Uma pessoa hipócrita, com vida dupla, que não sabe o que quer! Tanto para Deus quanto para a sociedade, esse não é o melhor tipo de pessoa. A pessoa morna é aquela que um dia já foi quente e acabou se esfriando; melhor ser fria e ir se esquentando, pois pode chegar ao quente total.

            Uma pessoa morna é aquela que já se acostumou com a mensagem, não aceita correção, acha que sabe tudo, não se surpreende com as coisas de Deus... é aquele cristão que quer servir a Deus, mas não quer abandonar os prazeres mundanos, as recompensas iníquas. “Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4)

            Como saber se somos um cristão morno? Quando não sente vontade de ir para a igreja, orar, ler a palavra, quando não sente o poder de Deus em suas em suas intuições e ações, quando se deixa dominar por narrativas dos mentirosos sem capacidade de usar a inteligência para ver a coerência dos fatos, quando fica absorvido pelos prazeres e recompensas do mundano. Bem que este pode ser um momento de passagem, afinal tudo está em transformação, tudo muda. O perigo é que estejamos mudando para o lado frio, para o lado das iniquidades, somente porque meus interesses materiais não podem ser contrariados. Este é o risco que o cristão corre, quando já está dentro da igreja, de ser cooptado pelo mal, pelas facilidades que existe em obter um prazer, um poder que não é lícito, como padres que abusam de crianças, como pastores que são grandes corruptos.

            Quando uma pessoa fica muito tempo em um lugar frio ela pode sofrer hipotermia, passando por um congelamento lento, que provoca sono e depois mata a pessoa congelada. Com Deus é assim! Se nós sentimos frios espiritualmente, devemos pedir para Deus aquecer nosso coração novamente, com o fogo do Espírito Santo.

            Diferença do cristão morno, frio e quente. O quente é aquele cheio da presença de  

Deus em sua vida, enquanto o frio, não se alegra com as coisas de Deus. O morno, por sua vez, já foi alegre, mas vive na indecisão.

            A temperatura do corpo pode ser medida com um termômetro; a temperatura espiritual é medida pelas nossas atitudes.        

            Não dá para servir a dois senhores! Não dá para servir 99% a Deus e 1% ao mundo! Deus é luz, e não há nEle trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

            Uma das principais coisas para se manter quente é obedecer a Deus! Mesmo não entendendo seus planos, suas vontades, sabemos que a vontade dEle é melhor do que a nossa. Não podemos orar dizendo “Senhor, meu Deus”, se realmente não o tratamos como nosso Senhor, obedecendo-O. E a obediência tem que ser 100%, até quando você não gosta do que Ele ordena, ou quando você não entende.

            Demorar a obedecer é o mesmo que desobedecer.  

Publicado por Sióstio de Lapa
em 18/10/2018 às 07h54