Série da Netflix segundo episódio
Trótski em frente ao espelho, no seu quarto, procura escolher uma roupa para sair. A cena se desloca para o local do encontro, sofisticado, muitos convivas, Natália está sentada sozinha numa mesa quando ver Trótski chegando.
- N. Nossa! Trótski, você me surpreende.
Interfere na conversa um dos convivas que demonstra conhecer bem Natália. Entra no meio dos dois ficando de costa para Trótski.
- C. Meu Deus, Natália, você veio! Estou tão feliz em vê-la!
- N. Olá, Nel. Este é meu amigo Leon Trótski.
- Ne. Impressionante.
Aperta a mão de Trótski, um gesto muito demorado que incomoda o revolucionário que termina por se afastar com firmeza. Nel fica desconcertado e se afasta.
- Ne. Melhor ainda bravo. Com licença.
A cena gira ao redor do salão, mostra um Trótski desconcertado com tanta gente rindo, bebendo, flertes generalizados, usando roupas sensuais e drogas em forma de pó, numa algazarra com fundo musical. Natália percebendo o ar de repugnância de Trótski com a situação, comenta:
- N. Você colocaria fogo nele, se pudesse.
- T. É verdade. E não só nele. Em todo o mundo.
- N. Você me queimaria também? Trótski, me diga. Eu acho que entendo você. Dentro de você vive uma criancinha que inveja o charme, a inteligência ou a coragem dos outros. E está pronto para destruir quem for melhor que ele. Certo?
- T. Você... todos vocês aqui satisfazem seus vícios, enquanto outros vivem na miséria e na humilhação. Outros que labutam como escravos para ganhar seu pão e sustentar vocês com esta luxúria podre. E vocês acham que são melhores que eles. Não. Vocês são crianças se escondendo da vida real, não eu. Mas a tempestade está chegando. E quando ela chegar com tudo, vocês não acreditarão que poderiam ter roubado dessas pessoas por tanto tempo.
De repente Trótski percebe que ao seu lado todos param e prestam atenção nas suas palavras. Com ar surpreso, Trótski procura se despedir.
- T. Me desculpe, não nasci para festas. Tenham um boa noite.
- N. Trótski! Meu Deus, espere!
Natália também sai em busca de Trótski.
Eis a essência do que motiva Trótski. Uma justiça para o mundo que se mostra tão injusto. Mundo que ele até agora não encontra ninguém que pense como ele. Só ele ver o sofrimento do povo e a forma de os libertar, pela violência, pelas armas. Não acredita em Deus, em Jesus, certamente não pensa em colocar em prática as suas lições. Este foi seu grande erro?!?