Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
04/11/2019 00h03
AA – FOCALIZANDO E ESCUTANDO

            Este foi o tema do dia 03-11 das “Reflexões Diárias” livro de Alcoólicos Anônimos. Este é um processo importante para nossa evolução, tanto material quanto espiritual. Faz sintonia e comunicação com o Poder Superior.

            Primeiro, devo fazer um autoexame, quem sou, o que faço para onde quero ir, onde estou. Quais são os maiores obstáculos que encontro em minha caminhada, se considero que são contornáveis, e segundo o que estou fazendo para superá-los. Este é o trabalho de focalização que devo iniciar no meu esforço de praticar a reforma íntima.

            Segundo, apelo para o Poder Superior através da oração. Sei que Deus é o meu criador assim como de tudo que existe no Universo. Fui criado simples e ignorante, assim como todos meus irmãos, com o propósito de crescer com meus próprios esforços, consciente que sou portador da centelha divina na intimidade da minha alma, que me capacita a fazer o contado consciente com o meu Pai. Depois de feito o autoexame, onde identifico minhas principais dificuldades, é o momento de ser humilde, reconhecer que preciso de ajuda, que o Pai pode me dar. Sei que Ele conhece todos os meus defeitos, que Ele sonda meu coração, mas que precisa ouvir de mim os pedidos que tenho a fazer. Com isso Ele confere por onde anda a direção do meu livre arbítrio, único espaço que Ele não tem acesso. É o livre arbítrio que me dá a direção de onde quero ir, que seja certo ou errado. Se entro no caminho errado por ignorância, tenho o direito da compaixão exemplificada pelos ensinos teóricos e práticos do Cristo. Se uso o livre arbítrio para fazer o errado, sabendo que isso não é certo, então devo ficar sob a força da justiça, representada pelo Arcanjo Miguel. Assim é feita a oração, essa fala honesta com Deus, pedindo com humildade aquilo que precisamos para nossa evolução, mantendo o esforço para deixar o coração limpo de sentimentos negativos como ódio, vingança, ressentimentos, mágoas, ciúme, etc. terminada essa fase, entramos em silêncio para a última.

            Terceiro, em silêncio meditativo, procuramos ouvir o que Deus tem que nos dizer no âmago da consciência. É um momento único, somente nós que estamos dentro do processo, podemos perceber, sentir o que Deus quer dizer para nós. Problemas de grande magnitude, que parecem explodir dentro da alma, somente nós que estamos em meditações somos capazes de ouvir. Devemos ter muita atenção para não esquecer quando voltarmos ao estado normal de consciência, pois é necessário implementar o que foi instruído, pois somente assim podemos receber o que pedimos na oração.

            Assim, dessa forma agindo a cada dia, com certeza iremos captar tudo que pedimos e que o Pai permite para nossa evolução, principalmente nos livrar dos maus hábitos e vícios que nos deixam paralisados à beira do caminho.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 04/11/2019 às 00h03