Continuando com o documentário da Netflix, “A História de Deus”, no 6º capítulo que fala de “O Poder dos Milagres”, para nossa reflexão.
A maioria que acredita em Deus, acha que Ele nos guarda. Cada momento do dia, nos guiando, nos salvando. Eu acho um milagre Ele conseguir cuidar de sete bilhões de pessoas. Por isso, quando soube de Alcides Marino, tive que vir a Nova York para ouvir sua história. Aqui estamos nós.
Há oito anos, Alcides veio trabalhar lavando janelas neste prédio de 47 andares em Manhattan. Conte-me o que aconteceu.
- Eu acordei de manhã, peguei meu carro e sai de Nova Jersey e vim para o prédio.
- Você pegou o elevador?
- Até o último andar.
- São 47 andares.
- Sim. Eu subi na plataforma.
Alcides estava baixando a plataforma quando um dos dois cabos se partiu.
- Eu agarrei o andaime, mas o outro cabo quebrou. Eu fui encontrado no meio, a plataforma estava assim, entre dois prédios, e eu estava no meio. Eles me tiraram de lá
Alcides caiu de 47 andares, 152 metros. Quebrou 10 ossos, seus pulmões colapsaram, precisou de 20 litros de sangue e plasma. Ficou três semanas em coma.
- Lembra do dia que saiu do coma?
- Eu acordei dia 24 de dezembro, na cama, minha mulher estava lá.
Dificilmente alguém sobrevive uma queda de 10 andares. A queda de 47 andares de Alcides era inacreditável.
- Médico – Eu achava que já tinha visto de tudo até algo assim acontecer.
- Você caiu de lá até aqui?
- Sim.
- E você está aqui.
- Sim, senhor. E estou até andando, trabalhando normalmente.
- Dê um nome para isso.
- Bom, o médico disse: “Você é um milagre”. Ele disse isso.
- O que você acha?
- Não sei. Ainda não sei.
Alcides tem dificuldade de aceitar isso como milagre, porque não estava sozinho quando caiu. Seu irmão caçula estava com ele. Morreu quando chegou ao chão.
- Como é o nome do seu irmão?
- Edgar. Foi uma grande perda.
- Eram muitos amigos?
- Bastante. Era um grande homem.
- Sinto muito. Deve ser bem doloroso.
- Sim. Eu o trouxe para trabalhar comigo porque ele...
- Ele era mais novo?
- Sim, mais moço do que eu, era um bom homem.
- Acha que Deus salvou você?
- Eu acredito que sim.
- Então você é um milagre, mas ao mesmo tempo, seu irmão se foi. Você pensa nisso? Tenta aceitar? Compreender isso? Tenta entender porque ele?
- E não eu.
- E não você.
- Sim, eu pergunto por que isso aconteceu.
- Se fosse comigo, perguntaria todo dia.
- Deus me deu uma segunda chance, para seguir em frente, continuar minha vida. Ainda quero saber o que devo fazer exatamente.
Alcides não é mais lavador de janelas. Ele e sua esposa recomeçaram a vida no Arizona onde criam sua família. Ele ainda tenta entender se Deus tem um plano para ele. Por que eu? Deus tem um propósito para mim? Alcides se pergunta, porque ele sobreviveu e seu amado irmão não. Alguma entidade é que faz essa escolha? Ou será que vivemos ao acaso, apenas por puro acaso?
Sim, acredito que Deus tenha um plano para todos nós. A maioria não está consciente disso, pode até não acreditar que existe um Poder Superior. Dentro dos propósitos de Deus, quando algo pode acontecer fora da esfera do nosso livre arbítrio que tem o poder de nos desviar da Sua vontade, podemos ter a proteção dEle por métodos que não conhecemos e que damos nome de milagre.
Por que um irmão sobrevive e o outro não ao mesmo acidente tão grave, a explicação da ocorrência de um milagre, como Alcides imagina. Por que uma pessoa se deixa contaminar pelo mal e outra não? Onde está a resistência? Na verdade? Mas, por que uns reconhecem a verdade e outros não? Inocência? Manipulação? Não conseguimos ver os fatos na sua dimensão real porque não temos todos os dados de análise, pois eles nos foram ocultados ou manipulados com o objetivo de nos manter na direção que pensamentos alienígenas que tomaram conta da nossa consciência, quer.
Como nos libertar?
Ao assistir um episódio da série Star Trek (Viagem as Estrelas) percebi um diálogo bem próximo ao nosso dilema. Vejamos no texto de amanhã.