O Anjo Ismael foi designado pelas forças divinas para organizar no Brasil o quartel general do Evangelho, dos homens de boas intenções que se dispõem a construir a família universal, o Reino de Deus.
Encontrei na revista O Reformador, o editorial que relembra alguns trechos do Codificador Allan Kardec onde ele exorta os espíritas ao estudo, à caridade e à unificação, num contexto de desunião, de prevalência do personalismo e ausência da caridade, condição ainda majoritária até hoje em nosso mundo, apesar das lições do Cristo.
Vejamos o trecho que o editorial aponta, para nossas reflexões:
Ismael, o vosso guia, tomando a responsabilidade de vos conduzir ao grande templo do amor e da fraternidade humana, levantou a sua bandeira, sendo inscrito nela – Deus, Cristo e Caridade. (...) sua voz santa e evangélica ecoou em todos os corações, procurando atraí-los para um único agrupamento onde, unidos, seriam a força dos leões e a mansidão dos pombos; onde unidos, pudessem afrontar todo o peso das iniquidades humanas; onde, enlaçados num único sentimento – o do amor – pudessem adorar o Pai em Espírito e Verdade; onde se levantasse a grande muralha da fé, contra a qual viessem quebrar-se todas as armas dos inimigos da Luz; onde, finalmente, se pudesse formar um grande dique à onda tempestuosa das paixões, dos crimes e dos vícios que avassalam a humanidade inteira!
(...)
Mas infelizmente, meus amigos, não pudestes compreender ainda a grande significação da palavra – Fraternidade!
Não é um termo, é um fato; não é uma palavra vazia, é um sentimento, sem o qual vos achareis sempre fracos para essa luta que vós mesmos não podeis medir, tal a sua extraordinária grandeza!
Ismael tem o seu templo e sobre ele a sua bandeira – Deus, Cristo e Caridade! Ismael tem a sua pequenina tenda, onde procura reunir todos os seus irmãos – todos aqueles que ouviram a sua palavra e a aceitaram por verdadeira: chama-se Fraternidade!
Pergunto-vos: pertenceis à Fraternidade? Trabalhais para o levantamento desse Templo cujo lema é: Deus, Cristo e Caridade?
(...)
Meus amigos! Sem caridade não há salvação – sem fraternidade não pode haver união.
Referência: Kardec, Allan. A prece. Trad. Guillon Ribeiro. 54. Ed. 1. Imp. (Edição Histórica). Brasília FEB, 2018. Instruções de Allan Kardec aos espíritas do Brasil, it. I – Exortação ao estudo, à caridade e a unificação.
Nós, espíritas, que tomamos conhecimento dessas informações do mundo espiritual, que cremos na realidade do que Jesus ensinou, devemos estar automaticamente engajados no exército do Cristo nessa guerra da luz versus sombras. Observamos que o mal ainda é majoritário em nosso planeta, mas chega o tempo de mudarmos essa situação e passarmos para a categoria de planeta de regeneração. Tudo depende agora de nós, encarnados nesta época, assumiremos a tarefa que Deus, Cristo e Ismael esperam de nós, segurando, defendendo e passando à frente a bandeira: Deus, Cristo e Caridade.