O cérebro humano funciona como uma poderosa estação de TV. Por sua extraordinária capacidade biopsíquica, desenvolve funções de gerar, excitar, transformar, induzir, conduzir, exteriorizar, captar, assimilar e desassimilar a energia mental (Mecanismos da Mediunidade, pp 69 a 73, 1ª Ed.)
Ultrapassa em muito essas funções, porque não apenas cria força eletromotriz e consequentes potenciais magnéticos. Tem também recursos, através de sua sofisticada rede neuropsíquica orgânica e perispiritual, de emissão e recepção qual se fora estação de TV e rádio. Produz ainda outros valores ignorados.
CORRENTES DE PENSAMENTO. É nesse microcosmo prodigioso, que a matéria mental, ao impulso do Espírito, é manipulada e expressa, em movimento constante, , produzindo correntes mentais que se exteriorizam, no espaço e no tempo, conservando mais amplo poder na aura da personalidade em que se exprime, através de ação e reação permanentes, como acontece no gerador comum, em que o gerador energético atinge o valor máximo. Isso ainda é um universo não identificado, ignorado, que é a expressão cerebral quando animada pela alma. Nós ainda não temos condições de medir ou alcançar essa grandiosidade.
PENSAMENTO: SECREÇÃO DO ESPÍRITO. Não é do corpo físico ou cérebro. O pensamento é força sutil e inexaurível do Espírito. É corrente viva e extereorizante, com faculdades de auto excitação e autoplasticização inimagináveis. O pensamento se exterioriza e é capaz de modelar. Podemos alcançar construções admiráveis, feitas pelo nosso próprio pensamento. Nenhuma pessoa, por mais capacitada que seja, um sábio, cientista, é capaz de usar mais que 10% de seu potencial neural. O nosso neocórtex, a parte mais evoluída, deixa de produzir 90% de sua capacidade. Daí nossa urgência espiritual que devemos reconhecer para evoluir.
PENSAMENTO EM MOVIMENTO. Toda partícula da corrente mental nasce das emoções e desejos recônditos do Espírito, através dos fenômenos íntimos e profundos da consciência, cuja estrutura ainda não conseguimos abordar, se desloca, produzindo irradiações eletromagnéticas, cuja frequência varia conforme os estados mentais do emissor. Aí está localizada a origem do livre arbítrio, pois ao pensarmos estamos criando e associando, de acordo com nossos interesse. Você pode estar num leito de hospital conformado com sua situação produzindo ondas curtas de profunda introspecção, mas se estiver revoltado, outras ondas, longas são produzidas com características negativas.
FUNÇÕES DA CORRENTE MENTAL vitaliza os centros da alma, perispíríticos, centros endócrinos e plexos nervosos. Tem serviços de emissão e recepção de ondas mentais, pois exterioriza os próprios pensamentos e assimila os pensamentos alheios.
CONSTRUTIVAS OU NEGATIVAS. Forças mentais desajustadas e destrutivas, atraem as mesmas forças. Regras de delitos e más ações. Regra áurea do universo é fazer ao outro o que queremos para nós. Se nossa co-criação não se coaduna com essa regra, ela é negativa, não é preciso julgamento. Se não obedecemos a regra, a culpa já está conosco. Servir no benefício de todos é o que manda a regra áurea.
PROJETAM-SE NO “HALO ENERGÉTICO”. As correntes de pensamento estruturam a aura ou fotosfera psíquica, à base de cargas magnéticas constantes, conforme a natureza que lhe é peculiar, de certa forma semelhantes às correntes de força que partem da massa planetária, compondo a atmosfera que a envolve. Esta é a nossa aura que nasce das ondas mentais que produzimos e que estão continuamente circulando ao nosso redor, pois não paramos de produzi-las. É o nosso cartão de visita, fazendo a aproximação daqueles que nos observam. A mentira que ainda é comum aqui na Terra, planeta de Provas e Expiações, não vai mais existir quando pudermos observar com naturalidade a aura de quem se aproxima. Podemos dizer, “meu amor, minha doce rapadura, tão bela criatura”, mas ao se olhar a aura... onde está isso?
A ALMA ESTÁ ENVOLVIDA NA PRÓPRIA AURA. É uma túnica de forças eletromagnéticas onde circulam as irradiações que lhe são peculiares. Podemos ter características diferentes de nossa aura, decorrente do tipo de ondas eletromagnéticas que são produzidas pelo pensamento. Mas sempre é uma característica nossa, nós é que as produzimos.
Pietro Ubaldi, filósofo italiano também pensa da mesma forma, quando diz: “Todo o universo se transforma em noúres”, que são as correntes de pensamento. O Universo está banhado pelo pensamento do Criador, pelo fluido universal, que é o pensamento dEle. Nós, co-criamos ao nosso redor, a aura, limitada, que pode ou não está sintonizada com o pensamento do Criador.
“Tudo o que existe exala pensamento e assim eu sinto o universo nestes meus estados medianímicos, a que me aferro e registro é a emanação harmônica e orgânica de pensamento infinito de Deus”.
Estamos cercados, segundo Paulo de Tarso, por uma “Nuvem de Testemunhas”, para o Bem ou para o Mal, vendo o que fazemos, analisamos. A tentação vem de dentro e as Testemunhas sabem onde montar a armadilha, para o sexo, drogas, avareza, etc., mas tudo vem de dentro.
CENTRO CORONÁRIO – TÁLAMO. André Luiz nos fala (Evolução em 2 mundos, p. 99) que o cérebro recebe as ondas magnéticas do pensamento e que são distribuídas pelo tálamo, uma das estruturas do diencéfalo. Assim, o corpo mental produz os pensamentos, que são recolhidos no Centro Coronário, com ligação direta com os núcleos do diencéfalo, particularmente com o Tálamo e daí para o Centro Cerebral, o Córtex, que transmite os impulso e avisos do Espírito para a parte física. Nós pensamos e somos traduzidos pelo nosso próprio cérebro.
Podemos ver uma representação física do nosso cérebro onde podemos identificar as diversas estruturas que fazem parte mecanismo tradutor: Mesencéfalo, Rombencéfalo, Ponte, Prosencéfalo e o Tálamo.
TÁLAMO – REDE DE FORÇAS. O Tálamo verte o pensamento ou fluido mental, que influencia por meio de impulsos repetidos, toda a região cortical e as regiões psicossomatosensitivas, vitalizando e dirigindo todo o cosmo biológico, para em seguida, espalhar-se em torno do corpo físico da individualidade.
A AURA. A Alma é responsável pela organização da psicosfera ou halo energético.