Segundo Emmanuel, existem na Terra mais de 20 bilhões de espíritos. Três quarto em condições de inferioridade física e moral, justificando ser um planeta de Provas e Expiações. Temos 7 bilhões encarnados e o restante na Erraticidade, exceto alguns bem evoluídos que têm outras funções. É importante essa informação para saber que sofremos uma pressão grande do mundo espiritual, que estamos ligados uns aos outros. Daí se infere que os casos de obsessão são muito mais numerosos que podemos imaginar. Chico Xavier e Emmanuel nos dão uma boa ideia dessa interação positiva.
PSIQUIATRIA ILUMINADA
Bezerra de Menezes, no seu livro “A Loucura sob novo Prisma” já trazia a necessidade de uma nova classificação para as doenças mentais. O psiquiatra Inácio Ferreira também defendia uma nova classificação, trabalhando no Sanatório Espírita de Uberaba onde 70% são tragédias por desequilíbrios mentais.
TIPOS DE OBSESSÃO
São três: Obsessão Simples, Fascinação e Subjugação.
DOIS PIONEIROS NO ESTUDO E NA TERAPIA
Edith Fiore com Possessão Espiritual (The Unquiet Dead) e William Baldwin, Spirit Releasement Therapy.
CONCEITO MAIS AMPLO
Vai desde uma simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais (A Gênese).
INFLUEM MUITO MAIS DO QUE IMAGINAMOS
“Fora erro acreditar que alguém precisa ser médium, para atrair a si os seres do mundo invisível. Eles povoam o espaço, temo-los incessantemente em torno de nós, intervindo em nossas reuniões, seguindo-nos e evitando-nos, conforme os atraímos ou repelimos”. (O Livro dos Médiuns). Nós, mesmo não sendo médiuns ostensivos, podemos estar obcecados.
TIPOS DE ASSOCIAÇÃO
Parceria para a prática do mal, quando falamos em obsessão. O obsidiado é sempre o coitadinho, o prejudicado, mas as vezes é ele que precisa modificar. Falando em associação, é uma ideia mais neutra, obsessiva, com grande contribuição do encarnado. André Luiz diz que nenhum crime na Terra é planejado e praticado sozinho. Uma pessoa que coloca bombas ao redor do corpo para matar consigo dezenas de pessoas, possui uma conjunção para fazer o mal. O encarnado tem grande parcela de culpabilidade. Associação: parceria nos hábitos nocivos. Simbioses: alimentação, sono, sexualidade. Associação destrutiva por vingança, a conhecida obsessão. Esse é um mal terrível em todo lugar, pois sempre envolve pessoas problemáticas.
OBSESSÕES DE NATUREZA ANÍMICA
Agente causal é o espírito encarnado. O autor é a própria pessoa encarnada.
OBSESSÕES DE NATUREZA ESPIRÍTICA
Agente causal é o desencarnado, o espírito desencarnado. Ambos podem ser I) de efeitos inteligentes quando é nossa mente o agente de influência; ou II) de efeitos físicos quando o desencarnado utiliza o ectoplasma para operar no campo físico.
OBSESSÃO ANÍMICA DE EFEITO INTELIGENTE TELEPÁTICA
Antagonismos em família com casos a ser discutidos.
OBSESSÃO ANÍMICA – AUTO-OBSESSÃO
Acúmulo de Formas-pensamentos negativas que ficam circulando constantemente na aura. É o caso do investigador de polícia (Libertação)
OBSESSÃO ANÍMICA
Persistência da personalidade anterior. Há encarnação, mas não há o esquecimento da encarnação anterior. Há a Fixação Mental com lembrança em vida passada, o caso de uma senhora assassinada (Nos Domínios da Mediunidade, Cap. XXII).
OBSESSÃO DE NATUREZA ANÍMICA
Drogadição, parceria de forças inferiores, 50% de cada lado. Caso Cláudio Nogueira e parceiros no abuso de álcool. (Sexo e Destino cap. VI e VIII; Nos Domínios da Mediunidade, cap. XIV e XV).
OBSESSÃO ESPIRÍTICA DE EFEITOS INTELIGENTES
Ação maléfica ou perturbadora de Espíritos desencarnados.
VAMPIRISMO, SIMBIOSES E PARASITOSES
Espíritos desencarnados partilham a existência dos encarnados, absorvendo-lhes, parcialmente a vitalidade. Caso Ester e familiares: vampirismo à mesa de refeições.
SIMBIOSES E NEUROSES
Não apenas favorecem o furto psíquico, mas ocasionam também doenças nervosas complexas. Caso Américo, com Perturbações Histéricas (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 24). Caso Libório e parceira com Fobias (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 14), e caso da senhora parricida, com aborto que agrava crises histéricas. (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 10).
VAMPIRISMO COM PATOLOGIAS ORGÂNICAS – PARASITOSE MENTAL
Pelo imã do pensamento doentio e descontrolado o homem provoca sobre si a contaminação fluídica de espíritos em desequilíbrio. Caso da Jovem Clorótica: centros da fala e do equilíbrio (Libertação, cap. 11). Caso Odila-Zulmira: centros metabólicos (ETC, cap. 3). Casos de Vampirismo em Enfermaria Hospitalar (OVE, cap. 23).
VAMPIRISMO COM PATOLOGIAS ORGÂNICAS
Caso Pedro-Camilo: Grave doença cerebral (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 3 a 5). Caso Margarida: Centros Metabólicos e Pressão Arterial (Libertação, cap. 9). Caso Pedro: Epilepsia (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 9).
PATOLOGIAS ORGÂNICAS
Epilepsia. Doença neurológica grave, Centros Metabólicos e Pressão Arterial.
SINTONIA OU HIPNOSE
Fascinação: circuito mediúnico por ondas. Caso de Xenoglossia: século X (Toscana) – Nos Domínios da Mediunidade, cap. 23. Obsessão oculta. Caso do jornalista irresponsável – Nos Domínios da Mediunidade, cap. 13. Obsessão durante o sono físico: médiuns invigilantes – Libertação, cap. 6; ML, cap. 8. Obsessão coletiva: linchamentos (Mundo Maior, cap. 18), doenças, suicídios.
EFEITOS FÍSICOS
Espíritos inferiores podem utilizar o Ectoplasma para ferir e assustar.
OBSESSÕES DE EFEITOS FÍSICOS POLTERGEIST
Podem ser anímicas e espiríticas (ou mistas). Manifestações ruidosas e persistentes, combustão espontânea. O Livro dos Médiuns, cap. V, A Obsessão. Poltergeist – Hernani G. Andrade.
OBSESSÃO DE NATUREZA – SIMBIOSES E PARASITOSES
Agente causal: desencarnado. Vampirismo: absorção da vitalidade. Espíritos partilham a existência dos encarnados. Alimentam-se à mesa (ML, cap. 11). Compartilham relação sexual (EVC, cap. 19).
SIMBIOSES E TRANSTORNOS NEURÓTICOS
Doenças nervosas complexas. Perturbações histéricas (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 10 e 24). Parceria na Fobias (Nos domínios da Mediunidade, cap. 14.).
OBSESSÃO ESPIRÍTICA POR FASCINAÇÃO
Obsessão oculta. Psicografia a serviço da má informação. Obsessão durante o sono físico. Obsessão coletiva.
Choco Xavier veio no século XX para dar continuidade ao trabalho de Allan Kardec. No pequeno tempo de Allan Kardec ele não poderia abordar todos os princípios e conhecimentos do mundo espiritual.