Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
17/02/2020 00h16
COMPROMISSO

            Depois de tantos anos estudando e trabalhando, procurando direcionar minha vida para tantos compromissos que surgem a cada momento, surge agora a necessidade dessa reflexão. Qual meu compromisso prioritário neste momento, onde todos os outros são apenas complementos? Vem a minha mente de imediato: construção do Reino de Deus.

            Isso parece um compromisso utópico, lunático, fanático dentro de uma religião ou de uma fascinação. Sei de todos esses conceitos e minha consciência, onde está a Lei de Deus, acata a minha intenção. Resta apenas descobrir com segurança qual o caminho que devo trilhar para atingir esse objetivo. Sei que o primeiro passo é construir este Reino de Deus dentro do coração, seguir as lições de Jesus que nos foi enviado pelo Pai para nos dar as instruções sobre o amor incondicional. É a este Mestre que devo seguir para realizar meu compromisso. Algumas lições importantíssimas já absorvi, como as duas principais leis que devo seguir: primeira, amar a Deus de todo meu coração, de toda minha alma, e de todo meu entendimento, e de todas as minhas forças; o segundo, semelhante ao primeiro, é amar ao próximo como a mim mesmo.

            Dessas duas leis, a primeira faz com que eu veja em tudo ao meu redor a existência de Deus, a tudo devo respeitar e procurar entender, e como consequência, amar. Da segunda lei posso retirar a bússola comportamental que Jesus ensinou e que evita erros de conduta dentro dos relacionamentos humanos, que é a nossa maior e constante prova: fazer ao próximo aquilo que desejo que faça comigo, ou então, não fazer ao próximo aquilo que não desejo que faça comigo.

            Pronto, eis os atributos necessários para iniciar minha caminhada em busca do meu compromisso, com disciplina e responsabilidade. Nessa jornada irei encontrar obstáculos vindos do egoísmo que alimenta nossa existência material, a partir dos meus próprios instintos que defendem meus prazeres e interesses corporais, materiais. Todos estão representados nos sete pecados capitais: gula, preguiça, luxúria, soberba, avareza, ira e inveja (ciúme). Coloquei-os na ordem do mais forte para o mais fraco, para mim.

            Esses pecados capitais que se expressam na forma de egoísmo, que todos nós, seres humanos possuímos em maior ou menor grau, são as principais barreiras existentes no mundo material, e que dificulta a formação da família universal e construção do Reino de Deus. O máximo que conseguimos institucionalizar foi a família nuclear, que reproduz no seu seio as mesmas forças egoístas que observamos no indivíduo.

            Acredito que já estou preparado para tal compromisso, sinto que Deus coloca ao meu lado as pessoas e circunstâncias para que tais tarefas sejam realizadas com esse propósito. Basta eu ter agora a coragem e determinação de seguir avante e sabedoria para evitar o que não vem de Deus.  

Publicado por Sióstio de Lapa
em 17/02/2020 às 00h16