Esta é uma atitude coerente com o projeto evolutivo que cada um deve ter como compromisso consigo mesmo e com o Pai. Quem pode anular essa atitude é a Preguiça, um dos sete pecados capitais, e dentre eles é o que mais anula minhas intenções. Posso até fazer um projeto delineando ações a realizar, mas corre um sério risco de falhar, justamente porque a Preguiça encontra os mais diferentes argumentos para se manter na ociosidade, voltada para os prazeres.
Ciente cada vez mais dessa falha de caráter que ameaça o meu sucesso evolutivo, a minha proximidade com o Pai, resta usar da inteligência para fazer o enfrentamento do problema. Como fazer isso, se eu já sei há bastante tempo dessa falha, e não consigo eliminá-la, ou pelo menos deixa-la sem tanta força?
Vou entrar amanhã, quarta feira de cinzas, num novo período de quaresma espiritual, onde faço jejum e forte controle alimentar, exercícios físicos e procuro manter uma maior aproximação com o Pai e corrigir melhor as minhas falhas e defeitos.
Esse exercício que já faço há alguns anos, tem o efeito de me trazer mais próximo de minhas responsabilidades profissionais e espirituais. A cada ano eu espero ficar mais eficiente nesse exercício e que tenha o potencial de se espalhar para os outros dias do ano. Este ano como tenho mais tarefas que no ano passado, e isso parece ser uma constante, é preciso que eu tenha maior foco e determinação.
O aconselhamento técnico que tenho conhecimento para lidar com uma maior diversidade de tarefas é eleger cinco delas para serem trabalhadas no cotidiano, tendo uma delas como prioridade. Talvez eu já tenha feito esse exercício no passado, mas como não estou lembrado e não tenho isso focado em minha mente, posso aproveitar esse espaço e fazer isso neste momento.
1º - Construção do Reino de Deus. Esta atividade de aparência tão abstrata e longe da realidade, termina tendo o papel de um rio que recebe afluentes de várias origens para reforçar suas ações ao longo do tempo e do percurso.
2º Profissão. Tem ações à nível do ensino como professor de Psiquiatria e de Espiritualidade, e na assistência, como psiquiatra nas instâncias dos consultórios (Plaza, Unimed, Fisiocenter, Resilience), no ambulatório de Psiquiatria pela prefeitura de Caicó e como médico-assistente do hospital Severino Lopes;
3º Comunidade. Trabalho desenvolvido a partir do Projeto de Extensão Universitário “Foco de Luz”, com ampliação para a Associação Cristã de Moradores e Amigos da Praia do Meio.
4º Alcoólicos Anônimos. Trabalho onde realizo a pesquisa universitária com a monitoração de grupos AA, Al-Anon e possível criação do grupo Al-Ateen.
5º Família Ampliada. Monitoração e apoio nas famílias que tive participação mais incisiva, inclusive com aprofundamento a nível sexual, com ou sem a geração de filhos.
Estes são os projetos onde deverei dar o principal foco e determinação a partir desta quaresma de 2020.