Por ocasião do término da primeira disciplina de Medicina, Saúde e Espiritualidade, oferecida de forma remota, pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) da UFRN, foi sugerido na última atividade de avaliação, conduzida pelo professor Salatiel, que déssemos prosseguimento nos estudos na forma de um Projeto de Extensão.
A ideia foi acatada com entusiasmo pelos alunos e pela professora Iara, cuja aula de Tanatologia e Conscienciologia, abriu a perspectiva de um trabalho organizado para o desenvolvimento da Sensibilidade Espiritual.
Fiquei com a tarefa de fazer um planejamento prévio nesse sentido, que tem como início este texto. Tem o objetivo de colocar para os diversos professores da disciplina o formato da ideia para ser burilada por todos.
Apresentarei ao DMC a proposta do Projeto de Extensão – Desenvolvimento da Sensibilidade Espiritual. Face o interesse apresentado por alunos e professores da Disciplina Opcional de Medicina, Saúde e Espiritualidade, no desenvolvimento da sensibilidade espiritual, estabeleceremos parceria com o Instituto de Conscienciologia com esse objetivo. Por ser a Conscienciologia a ciência que estuda a consciência, sinônimo de espírito, princípio inteligente, considerando todos os corpos, dimensões e existências em um enfoque integral e holossomático, se torna o caminho mais apropriado para dar seguimento aos estudos adquiridos na Disciplina Medicina, Saúde e Espiritualidade: Anatomofisiologia Multidimensional, Paradigma Quântico, Consciência de Deus, Energias vibracionais e efeitos com a prece na saúde, Estudo energético do corpo, Espírito e Cérebro, Estados alterados de Consciência, Relação corpo-alma-psique, História e Filosofia da Yoga, A mente como instrumento do Espírito, Medicina vibracional e práticas complementares em saúde, e a Tanatologia.
Com essa aquisição de conhecimentos, os alunos estão capacitados a compreenderem a Consciência/Espírito independente do corpo físico, que não é um subproduto do cérebro humano. Entendem que ela pode se manifestar além do corpo físico, como as experiências de quase-morte demonstram.
O desenvolvimento da sensibilidade espiritual nos participantes do projeto, parte do primeiro estágio, com os conhecimentos teóricos, que a Consciência se encontra imersa na matéria vitalizada pelo corpo físico, objeto de estudo da academia. O estágio seguinte corresponde à aquisição da capacidade voluntária de projetar a Consciência fora do corpo físico, na dimensão extrafísica, de forma lúcida.
Atingindo esse último estágio, o participante do Projeto adquirirá maior domínio sobre a sua vida, maior respeito pelo seu corpo físico, instrumento do Espírito/Consciência, que deverá estar associado aos valores morais, do amor incondicional, força motriz do universo, sinônimo de Deus.