Lembrando as diversas críticas que recebi no texto “Compromissos Espirituais”, que li e apoiei, onde fala do papel de Longinus/Dom Pedro II e do negro Rafael/Bolsonaro, resolvi buscar a fonte, o livro “Brasil, coração do mundo e pátria do Evangelho, produzido por ícones do espiritismo brasileiro, espírito Humberto de Campos / Chico Xavier e supervisionado por Emmanuel, e colocar nele as minhas considerações. Isso não que dizer que eu esteja correto e quem pensa diferente esteja errado. É uma forma do cidadão, o espírito livre, dentro do seu pensar coerente procurando a verdade dos fatos e das perspectivas a vir, colocar as suas considerações, sem se preocupar com o patrulhamento ideológico que possa ser vítima. Como eu acredito nessa missão designada para o Brasil, de ser o coração do mundo e a pátria do Evangelho, e como brasileiro e engajado no exército do Cristo, sob o comando de Ismael aqui no Brasil, tenho o cuidado de respeitar seu lema: Deus, Cristo e Caridade. Entendo a caridade como a forma sublime do amor, que pode tolerar até as mais ásperas críticas sobre a forma de pensar e interpretar.
Irei fazer a releitura do livro e desta vez colocando em negrito as minhas considerações do contexto e me colocar como alvo de críticas sob a minha forma de pensar. Vejamos o primeiro dia, a primeira leitura, que aborda o prefácio feito por Emmanuel, um espírito de escol que orientou a magnífica obra de Chico Xavier.
Espero que os bons espíritos me intuam em minhas considerações para que eu não desvirtue obra tão importante, pelo contrário, a edifique e atualize frente as novas circunstâncias que estão se configurando no horizonte atual.
Prefácio
Meus caros filhos. Venho falar-vos do trabalho em que agora colaborais com o nosso amigo desencarnado, no sentido de esclarecer as origens remotas da formação da Pátria do Evangelho a que tantas vezes nos referimos em nossos diversos comunicados. O nosso irmão Humberto tem, nesse assunto, largo campo de trabalho a percorrer, com as suas facilidades de expressão e com o espírito de simpatia de que dispõe, como escritor, em face da mentalidade geral do Brasil. (O espírito Emmanuel do alto de sua autoridade espiritual e evangélica, referenda o trabalho do espírito Humberto de Campos e sua divulgação através do médium Chico Xavier).
Os dados que ele fornece nestas páginas foram recolhidos nas tradições do mundo espiritual, onde falanges desveladas e amigas se reúnem constantemente para os grandes sacrifícios em prol da humanidade sofredora. Este trabalho se destina a explicar a missão da terra brasileira no mundo moderno. Humboldt (Alexander von Humboldt, o famoso explorador alemão que foi proibido de entrar no Brasil por suspeita de ser espião), visitando o vale extenso do Amazonas, exclamou, extasiado, que ali se encontrava o celeiro do mundo. O grande cientista asseverou uma grande verdade: precisamos, porém, desdobrá-la, estendendo-a do seu sentido econômico à sua significação espiritual.
O Brasil não está somente destinado a suprir as necessidades materiais dos povos mais pobres do planeta, mas, também, a facultar ao mundo inteiro uma expressão consoladora de crença e de fé́ raciocinada e a ser o maior celeiro de claridades espirituais do orbe inteiro. Nestes tempos de confusionismo amargo, consideramos de utilidade um trabalho desta natureza e, com a permissão dos nossos maiores dos planos elevados, empreendemos mais esta obra humilde, agradecendo a vossa desinteressada e espontânea colaboração. Nossa tarefa visa a esclarecer o ambiente geral do país, argamassando as suas tradições de fraternidade com o cimento das verdades puras, porque, se a Grécia e a Roma da antiguidade tiveram a sua hora, como elementos primordiais das origens de toda a civilização do Ocidente; se o império português e o espanhol se alastraram quase por todo o planeta; se a França, se a Inglaterra tem tido a sua hora proeminente nos tempos que assinalam as etapas evolutivas do mundo, o Brasil terá́ também o seu grande momento, no relógio que marca os dias da evolução da humanidade. (A busca pela Verdade é um impositivo dos espíritos nobres, evoluídos).
Se outros povos atestaram o progresso, pelas expressões materializadas e transitórias, o Brasil terá́ a sua expressão imortal na vida do espirito, representando a fonte de um pensamento novo, sem as ideologias de separatividade, e inundando todos os campos das atividades humanas com uma nova luz. Eis, em síntese, o porquê da nossa atuação, nesse sentido. (É preciso muito trabalho para livrar o Brasil dessas ideologias de separatividade, pois vemos o país totalmente envolvido em disputas políticas muito longes desse ideal expresso por Emmanuel, apesar do Presidente ter sido eleito com o lema ‘Brasil acima de todos, Deus acima de tudo”. Pelo menos o combate a corrupção que é uma marca deste novo governo, sinaliza que estamos indo em sintonia com nossa missão espiritual).
O nosso irmão encontra mais facilidade para vazar o seu pensamento em soledade com o médium, como se ainda se encontrasse no seu escritório solitário; daí a razão por que as páginas em apreço foram produzidas de molde a se aproveitarem as oportunidades do momento. Pecamos a Deus que inspire os homens públicos, atualmente no leme da Pátria do Cruzeiro, e que, nesta hora amarga em que se verifica a inversão de quase todos os valores morais, no seio das oficinas humanas, saibam eles colocar muito alto a magnitude dos seus precípuos deveres. E a vós, meus filhos, que Deus vos fortaleça e abençoe, sustentando-vos nas lutas depuradoras da vida material. (Pelo menos o Presidente está dando demonstrações de seguir essas orientações morais do Evangelho apesar da maioria dos membros dos demais poderes sinalizarem que estão ainda indo em outra direção).
EMMANUEL