Meu Diário
10/09/2020 20h29
O BRASIL TEM UMA MISSÃO – A ESCADA DE JACÓ (4)

            Continuemos o estudo interpretativo da obra de Humberto de Campos / Chico Xavier... “Brasil coração do mundo, pátria do Evangelho”, continuando no capítulo “O coração do mundo”.

Dos céus à Terra, foi colocado outro símbolo da escada infinita de Jacó, formado de flores e de estrelas cariciosas, por onde o Cordeiro de Deus transpôs as imensas distâncias, clarificando os caminhos cheios de treva. (A escada de Jacóestá citada na Bíblia, no livro Gênesis, 28:10-19, onde temos a visão da Escada de Jacó: 10 Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi-se a Harã. 11 E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por sua cabeceira, e deitou-se naquele lugar. 12 E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 E eis que o Senhor estava em cima dela e disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente. 14 E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra. 15 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito. 16 Acordado, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. 17 E temeu e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a Casa de Deus; e esta é a porta dos céus. A coluna de Betel. 18 Então, levantou-se Jacó pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. 19 E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome, porém, daquela cidade, dantes, era Luz).

O Espírito Humberto de Campos usa a mesma simbologia que está descrita em Gênesis, mas, desta vez, a Escada é feita de flores e estrelas. Foge um pouco do pensamento bairrista do povo hebreu, que recebe de Deus o presente de terras onde se encontram, sem considerar os povos que aí existiam. Será essa semente hebreia que merece se espalhar com exclusividade por toda a Terra... e os povos que aí existiam? Não eram filhos do mesmo Deus? Por que tem que ser eliminados, todos, deixando apenas a semente de Jacó?

Mas, se Jesus vinha do coração luminoso das esferas superiores, trazendo nos olhos misericordiosos a visão dos seus impérios resplandecentes e na alma profunda o ritmo harmonioso dos astros, o planeta terreno lhe apresentava ainda aquelas mesmas veredas escuras, cheias da lama da impenitência e do orgulho das criaturas humanas, e repletas dos espinhos da ingratidão e do egoísmo. 

Mas, o Espírito Humberto dá outra conotação à descida de Jesus das esferas superiores. Ele vem com a consciência dos mundos harmoniosos para penetrar nas veredas trevosas da nossa condição humana tão próxima da animalidade, cheia de egoísmo e ingratidão. Não vem com o objetivo de beneficiar nenhuma raça em detrimento das outras. Se o Brasil é colocado como o “Coração do mundo” é para ajudar na evolução de todos os povos e não de excluí-los.


Publicado por Sióstio de Lapa em 10/09/2020 às 20h29


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr