Este é um assunto de grande importância para o mundo, principalmente os espiritualistas e aqueles que seguem o cristianismo: a eleição de um novo Papa, o atual Papa Francisco. Vejamos o documentário de 47m publicado no History Channel há um ano com o título: A Era de Francisco – O Papa do Fim do Mundo.
*Testemunhos de terceiros, dentro e fora do clero.
*A Companhia de Jesus que muitos interpretam como uma companhia no sentido militar da palavra, enquanto que para São Inácio era uma companhia de amigos e companheiros.
Hoje um jesuíta está à frente da Igreja Católica. Francisco é o líder espiritual de 1 bilhão e 200 milhões de fiéis no mundo inteiro. Sem dúvida, essa é uma situação de poder concentrado em um só homem como advertiu Napoleão.
Quem são os jesuítas? De onde vieram? Qual sua origem? Através da história, mitos e lendas rodearão essa Ordem que foi fundada em 1540 por Inácio de Loyola.
*Foram fundadas como inovação, que não eram monges mendicantes e sim como se fossem o braço armado de um exército que estão à frente da batalha.
*Há um quarto voto que os jesuítas fazem ao concluírem sua formação que é a da obediência ao Papa nas missões. Toda vez que o Papa diretamente ou através de nossos superiores deseja nos dar uma missão, um encargo, uma tarefa, nós devemos estar bem preparados para obedecer, sem fazer perguntas. Chegamos imediatamente e tentamos fazer com nosso coração o que o Papa pede.
Por essa lealdade incondicional ao Papa, foram chamados Soldados de Deus. Como Inácio de Loyola sabia que o Papa podia enviá-los a pregar nos lugares mais desconhecidos do planeta, acreditava que aquele que se entregasse a sua Ordem deveria estar muito bem preparado.
“Quem ele procurava? Pessoas que eram católicas como ele? Não, buscava os que estavam longe, os que não conheciam.”
*São Inácio fundou esta ordem para colocar à disposição da igreja e em particular do governo em mãos do Santo Padre, um grupo de religiosos, de sacerdotes que estivessem bem preparados, que tivesse uma espiritualidade sólida e uma boa formação cultural para serem enviados a qualquer lugar onde o Papa considerasse útil para a Igreja.
O conhecimento ocupou desde o começo da Ordem um lugar importante na formação de um jesuíta. Francisco, por exemplo, fala vários idiomas e sua formação inclui entre outros estudos superiores, de filosofia, ciências humanas, ciência e tecnologia.
*Eram pessoas intelectuais que tiveram um enorme destaque na Reforma Católica, como a chamamos.
Mas além do conhecimento, o missionário jesuíta deveria saber enfrentar as duras condições das terras remotas, aos que podiam ser enviados para evangelizar. Para isso se preparavam com uma disciplina estrita e praticavam uma vida devota e austera.
*No caso da Companhia de Jesus em particular, é importante a orientação apostólica, quer dizer, não se trata de uma instituição religiosa, de uma ordem religiosa contemplativa, dedicada fundamentalmente a oração, e sim a uma Ordem religiosa feita para o apostolado.
Os jesuítas chegaram com seu trabalho evangelizador aos lugares mais remotos do mundo, onde o Papa achava que era necessária à sua presença.
*Portanto, chegaram a ser muitos e chegaram a ser uma força evangelizadora muito grande, que influenciou em todos os lugares.
Pelas suas aulas passaram personalidades tão importantes como Descartes, Fidel Castro, Calderón de la Barca, Cervantes, entre outros. Atualmente é a maior Ordem religiosa católica masculina, com mais de 17 mil, entre os sacerdotes, estudantes e irmãos. Educam quase 3 milhões de alunos do mundo.
“Meninos, meninas, sabem que aquele que caminha sem deixar pegadas, não serve para nada.”
Como conciliar uma formação militar com os ensinamentos do Cristo. Formação militar implica no uso da violência para alcançar determinados objetivos; ensinamentos do Cristo são baseados na lei do amor, da tolerância, compaixão, arrependimento, fraternidade. A formação militar estar mais sintonizada com a responsabilidade do arcanjo Miguel, que aplica a justiça divina, armado de espada, para derrotar aquelas almas cristalizadas no mal, que não sentem arrependimento pelas iniquidades que fez. Jesus traz a misericórdia para aqueles que se mostram arrependidos do mal praticado ou aqueles de bom coração que conseguem ouvir seus ensinamentos e conseguem diferenciar a mentira da verdade, das falsas negativas, e seguem pelos caminhos do Bem.