Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
09/05/2021 00h07
CRISTO E UNIVERSIDADE

            A Universidade tem a vocação institucional da busca do conhecimento em qualquer vertente que ele se apresente.

            Um dos conhecimentos mais significativos para a humanidade, foi aquele trazido por Jesus, que se dizia filho de Deus e comprovava isso com a produção de fenômenos que estavam acima da capacidade humana do seu tempo e até os dias atuais, conforme relatos aceitos majoritariamente pela maioria das pessoas que é informada.

            Ele explicava que veio ao mundo a pedido do Pai (Deus), assumir a personalidade do Cristo (Messias, Salvador) para ensinar a humanidade sobre o Amor, e a partir daí construir a família universal que seria a base para a construção do Reino de Deus, uma sociedade civil harmônica e sintonizada com a vontade de Deus. 

            A importância de sua vinda foi importante, a humanidade reconhece, pois dividiu o calendário em antes e depois do seu nascimento, nos fatos pré e pós Cristo.          

            Muitas teses, livros, religiões, foram desenvolvidas a partir dessas circunstâncias crísticas, que pretendem envolver o mundo e tornar realidade o Reino de Deus, a partir da Reforma Íntima feita por cada pessoa em seu próprio coração, tornando-se um cidadão do Reino de Deus, mesmo que esse reino não esteja ainda vigente na sociedade.

            A Universidade (UFRN) seguindo a sua vocação de procura do conhecimento e de sua aplicabilidade no meio social, procura a partir da disciplina opcional, “Medicina, Saúde e Espiritualidade (MSE)”, oferecida pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), aprofundar o conhecimento da proposta da construção do Reino de Deus através de um projeto de extensão universitária, para verificar sua aplicabilidade no meio social, com a contribuição de várias fontes de saber que sintonizam com a proposta.

            Seguindo o parâmetro da construção de 12 fontes de recepção e irradiação do pensamento, adotado pelo Mestre nazareno, ao escolher 12 apóstolos para aprofundar e testemunhar a natureza dos seus ensinamentos, iremos adotar a mesma estratégia, convidando pessoas e/ou instituições que possam colaborar com a proposta.

            A disciplina MSE será a coordenadora do evento e a responsável pelos convites que inicialmente terá a seguinte composição se todos aceitarem:

            01 – Centro Dom Bosco (Apostolado leigo em defesa da fé)

            02 – Federação Espírita (Doutrina dos espíritos – Nova revelação)

            03 – Assembleia de Deus 

            04 – Santa Igreja Católica

            05 – Nova Acrópole – Filosofia

            06 – Associação Brasileira de Psiquiatria (Transtornos mentais, obsessões)

            07 – Justiça

            08 – Budismo

            09 – Poder Executivo Brasileiro – Ministra Damares

            10 – Forças Armadas Brasileiras

            11 – Poder Legislativo Brasileiro

            12 – Movimento Hare Krishna

            Serão desenvolvidos por cada participante 12 temas a cada quinzena. O primeiro e o segundo temas serão pré-determinados: 01. Que é o Reino de Deus; e 02. Quem são os construtores do Reino de Deus. Os 10 temas seguintes serão escolhidos pelo desenvolvimento do pensamento que irá sendo formatado contando com a participação de todos assistentes, registrados ou não, que se manifestam no chat.

            Após a apresentação de um tema por um dos convidados, os outros 11 da sala darão suas opiniões e os assistentes deixarão seus comentários no chat ou por outra forma de interação. Esses comentários serão recolhidos para avaliação e feedback daqueles que tragam melhor compreensão do tema ou tragam sugestões para os temas futuros.

            No caso de impedimento de algum convidado, este poderá indicar outro nome que conheça o sentido do evento e que tenha o perfil cognitivo de contribuir para a construção da ideia original.

            Os seminários serão conduzidos quinzenalmente, nas 2a. e 4a. quarta-feira de cada mês, a partir de junho de 2021, no horário de 19h30 as 22h00 com o seguinte formato:

            19h30 – Apresentação dos trabalhos

            20h00 – Tema do dia

            20h45 – Debate com os convidados

            21h45 – Conclusões

            22h00 – Encerramento

            Os 12 trabalhos temáticos serão desenvolvidos nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2021. A 2a. quarta feira do mês de dezembro será destinada ao trabalho final de alinhamento das diversas formas de pensamento para viabilizar a construção do Reino de Deus, da seguinte forma:

            19h30 – Números do evento, participantes, comunicações, sugestões, etc.

            20h00 – Percepção e encaminhamento de cada convidado (5min)

            21h00 – Encaminhamento geral do evento

            21h30 – Palavras finais de cada convidado

            22h00 - Encerramento

Publicado por Sióstio de Lapa
em 09/05/2021 às 00h07