Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
25/05/2021 00h24
CIRCULO DO MAL DE HITLER (63) – REINHARD HEYDRICH

            Interessante procurar saber como o mal pode se desenvolver e ameaçar todos os países do mundo. O que se passou na Alemanha Nazista sob o comando de Hitler e seus asseclas, abordado pela Netflix em uma série sob o título “Hitler’s circle of evil” serve como um bom campo para nossas reflexões.

            LXIII

Reinhard Heydrich é o segundo em comando de Himmler e líder do infame SD, a agência secreta de inteligência da SS. Enquanto Himmler foca detalhe e doutrina, é ele quem faz o serviço. 

Heydrich é um ideólogo frio e pragmático. Ele não é um sonhador. É alguém que tenta implementar a visão ideológica. Se quiser um desenho cartunesco de um membro maligno da SS, desenhará Heydrich. Ele é alto e loiro. É esperto. É um ótimo esgrimista e altamente ambicioso.

A reputação de Heydrich é tanta que até Himmler precisa tomar cuidado. Heydrich era totalmente implacável e sabia aterrorizar as pessoas. Ele instigava medo em amigos e inimigos. Deixava as pessoas aterrorizadas só de estar na mesma sala que ele. Quando Himmler o conheceu, Heydrich era um homem sem futuro.

1931 – MUNIQUE

Em 1931, enquanto Himmler estava formando sua nova organização paramilitar, a SS, Heydrich estava desempregado e desesperado. Antes de Heydrich se juntar a Himmler, ele estava acabado. Afinal de contas, havia perdido seu cargo na Marinha. A causa de sua desonra foi um vergonhoso triângulo amoroso. Ele estava noivo de duas mulheres ao mesmo tempo, e o pai de uma delas era um homem influente, com contatos no comando superior da Marinha. Heydrich cometeu o erro de largar a garota errada. E seu poderoso pai exigiu que a honra dela fosse restaurada. Heydrich foi exonerado, não tanto por causa dos dois noivados, mas por ter tratado o caso com desprezo, o que era inaceitável para um oficial naval alemão. 

PARA ALUGUEL OU VENDA JUNTO COM VIVENDA E RESIDÊNCIA

O momento não poderia ser pior. Com o início da Grande Depressão, ele ficou em apuros e sem perspectiva de carreira. Mas sua noiva favorita lhe deu uma tábua de salvação. A mulher com quem ele iria se casar, Lina von Osten, era, ao contrário dele, apoiadora do movimento nazista já há algum tempo. Foi ela que o apresentou ao movimento e o encorajou a fazer a entrevista com Himmler. 

Himmler buscava alguém para criar um novo serviço secreto de inteligência, o SD, dentro de sua SS. Heydrich nunca havia trabalhado com espionagem, mas não deixou isso atrapalhá-lo. 

Que experiência Heydrich tem em rede de inteligência? Nenhuma. Ele só leu, quando criança, histórias de detetives e de espiões. E ele usa seu conhecimento dessas histórias para impressionar Himmler sobre um serviço de inteligência. 

Para sorte de Heydrich, Himmler, o aspirante a soldado, ficou fascinado pela atitude do ex-oficial. Himmler, que desejava ser um soldado, sem nunca ter sido um, fica impressionado pelo porte, linguajar e pela aparência militar, e decide incumbir a Heydrich a tarefa de criar o SD. 

Após ser bem-sucedido em seu primeiro ato de enganação, Heydrich agora era o mestre de espionagem de Himmler. Aquele era o limite de sua experiência, mas foi o bastante, pois, como veremos, Heydrich aprende na prática como ninguém. 

Em Heydrich, Himmler encontrou um braço direito implacável, pronto para fazer o trabalho sujo que outros não aguentavam. Ele é muito eficiente, por causa de sua crueldade. 

Essa atração por sintonia vibracional é importante ser conhecida e estudada. Como moscas que se sentem atraídas pela sujeira, assim, também as pessoas que vibram de forma maligna, se sentem atraídas por grupos como o nazismo e o PT. Diferente de outro movimento vibracional, como as abelhas que se sentem atraídas pelas flores.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 25/05/2021 às 00h24