Interessante procurar saber como o mal pode se desenvolver e ameaçar todos os países do mundo. O que se passou na Alemanha Nazista sob o comando de Hitler e seus asseclas, abordado pela Netflix em uma série sob o título “Hitler’s circle of evil” serve como um bom campo para nossas reflexões.
LXXVIII
KURSK, UNIÃO SOVIÉTICA
VERÃO DE 1943
O mundo testemunha a maior batalha com tanques de guerra da história, e também a última ofensiva estratégica da Alemanha na Frente Oriental.
Até o verão de 1943, os alemães ainda acreditavam que podiam vencer a guerra, mas a Alemanha perdeu a Batalha de Kursk na Rússia, que era mais importante para os alemães que a batalha em Stalingrado. Agora a Alemanha nazista luta por sua sobrevivência. Enquanto bombas dos Aliados detonam seu centro industrial, Speer ainda luta para convencer Hitler a mobilizar a frente doméstica. Este é o problema, eles ainda estão fazendo produtos para consumo na frente doméstica. Ainda não entraram em estado de guerra. Deveria ter acontecido em 1940, e já é 1943 e ainda não aconteceu.
Speer quer que toda fábrica se volte ao esforço de guerra. Sem mais bens supérfluos e não básicos. Agora a guerra está à porta de todos. Ele acredita que as condições domésticas deveriam refletir as da frente de guerra. Os civis em casa deveriam ter a mesma comida e as mesmas condições dos soldados. Para isso, ele precisa de controle ditatorial sobre a economia da Alemanha. E parece que a mensagem está sendo ouvida. Ele ganha uma promoção. Passou a ser ministro de Armamento e Produção. E isso o torna mais ameaçador para Bormann.
Speer passou de novato na política para uma posição de muito poder. Mas ele sabe que suas medidas de austeridade não serão populares entre muitos nazistas seniores, e que Bormann está esperando para atacar.
Bormann é um canal para todas as queixas que vêm dos gauleiters nazistas, os comandantes regionais em toda a Alemanha e além. E muitos deles tinham preocupações comerciais locais e não gostavam da ideia de reduzir o padrão de vida na frente doméstica. Mas desta vez, Speer não será derrotado.
Como a Alemanha se tornou tão alienada de uma realidade que batia em suas portas? Somente o poder das falsas narrativas que o poder do mal sempre usa com sua principal arma, a mentira, pode explicar isso. O mundo sendo literalmente bombardeado pelas bombas dos seus compatriotas levando sofrimento selvagem e até genocídios, e os cidadãos alemães vivendo como se nada tivesse acontecendo, com suas fábricas envolvidas na produção de bens supérfluos. Por outro lado, isso foi bom, pois fez o mal perder sua eficácia frente a intenção de dominar o mundo.
Como sempre acontece, no caminho da evolução, Deus sempre permite que o mal domine algum tempo para depois o bem assumir com mais vigor, em mais um degrau evolutivo. Foi assim que aconteceu com a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, com o Brasil tanto tempo sofrendo corrupção na gestão dos esquerdistas, para alcançar sua destinação de Pátria do Evangelho e Coração do Mundo, e até o próprio mundo, que caminha para a Igreja Universal, Nova Ordem Mundial, domínio do Anti-Cristo, como preparação para sua evolução, de planeta de Provas e Expiações para o nível superior de planeta de Regeneração.