Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
04/07/2021 00h03
CIRCULO DO MAL DE HITLER (81) – O COMEÇO DO FIM

            Interessante procurar saber como o mal pode se desenvolver e ameaçar todos os países do mundo. O que se passou na Alemanha Nazista sob o comando de Hitler e seus asseclas, abordado pela Netflix em uma série sob o título “Hitler’s circle of evil” serve como um bom campo para nossas reflexões.

LXXXI 

T1:E9 “O COMEÇO DO FIM”

ANO DE 1944

            Enquanto a maré vira contra a máquina de guerra nazista, o círculo íntimo de Hitler começa a pensar o impossível. Publicamente, eles negam haver uma crise, mas secretamente e em particular, eles sabem que é um desastre. Goebbels e Bormann permanecem leais... por enquanto. Mas o vice de Hitler, Hermann Göring, se prepara para a vida após a guerra. Ele sempre quis pôr seus dedos gordos na liderança, no prêmio máximo. E o arquiteto do Holocausto, Heinrich Himmler, negocia secretamente com os Aliados. Ele está fazendo um jogo arriscado. Os riscos pessoais são altíssimos. Mas um homem, Albert Speer, será envolvido em uma trama que prioriza o povo alemão em vez do Führer. Para a Alemanha ser salva, Hitler deve ser sacrificado. Esta é a história dos capangas de Hitler, da luta pelo poder, da inveja e dos bajuladores que criarão um monstro e alimentarão os horrores brutais do Terceiro Reich.

BEGINNING OF THE END

            Faz um mês que os Aliados tomaram as praias da Normandia, abrindo uma nova frente. Enquanto no Oriente, os russos estão chegando. E bombas caem livremente no coração industrial da Alemanha. O ataque é implacável.

            Adolf Hitler é apenas uma sombra de quem era. Mas há sempre um homem ao seu lado, pronto para dizer ao Führer o que ele quer ouvir, ou manipular em busca de mais poder: Martin Bormann.

            Ele não é uma figura glamourosa. Não se destaca. Não é conhecido do público. Ele não diz muita coisa, mas de repente, de forma assustadora e sinistra, as pessoas percebem que ele sempre está lá. Como sempre, ele alimenta a paranoia de Hitler. “Ninguém é confiável.”

            Bormann continuamente consolida sua posição de que Hitler não pode confiar em ninguém além dele, e ele vai afunilando os arredores de Hitler e em quem ele pode confiar. Ele se torna o guardião do círculo de Hitler, então, se você estiver ao lado de Bormann, poderá falar com o Führer. Se Bormann for contra você, perderá o acesso a Adolf Hitler.

            Para Bormann, o péssimo rumo da guerra o aproxima do Führer. Mas outros estão em crise.

            Nos últimos quatro meses, o ex-garoto de ouro de Hitler, Albert Speer, vem sofrendo de colapso mental. O antigo arquiteto recebeu a tarefa impossível, de manter o Exército alemão suprido de armas, bombas e munição. Ele não consegue produzir os armamentos no ritmo em que são necessários, e, no verão de 1944, a Alemanha está ficando sem combustível.

            Speer sabe que, enquanto os Aliados destroem suas fábricas, seus rivais estão tramando para destruí-lo. 

            Está doente é péssimo para qualquer nazista. É uma chance de os outros assumirem o papel e garantirem a proximidade a Hitler. Ele está enfrentando problemas que não consegue superar.

            Tentando trabalhar do leito hospitalar, Speer busca uma solução. 

            Enquanto isso, o sucessor de Hitler desistiu da guerra. Ele já foi o homem com quem Hitler contava para obter vitórias militares, mas uma série de fracassos deixaram a reputação de Göring em frangalhos. 

            Sem ter mais a confiança de Hitler, ele está fora da guerra, em seu estado particular, viciado em morfina. Ainda é uma figura importante no Terceiro Reich, o vice, mas se tornou um viciado inútil, escondido em seu estado. Mas com Hitler desmoronando, Göring se prepara. Ele acredita que é o homem que liderará a Alemanha na hora certa. 

            O maior medo de Göring é de que, na queda, Hitler levará o país à aniquilação, e ele perderá tudo.

            O ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, está lutando para que sua propaganda positiva adiante para algo.

            Começa a se desintegrar as forças do mal. Mesmo assim a bajulação permanece, enquanto outras preocupações começam a surgir na mente de cada um. Verdadeiro salve-se quem puder começa. Existe uma força incorruptível que irá assumir o poder. Mesmo assim, membros do círculo íntimo querem passar para o outro lado, evitando ser cobrado por suas culpas. Diferente do que aconteceu aqui no Brasil. O círculo socialista que sangrava o país na base da corrupção, foi alijado do poder pela força da população que encheu as ruas, inclusive eu. Saíram do poder pela força do voto, mas deixou dentro das estruturas burocráticas do poder muita gente que agora se volta para o boicote das ações do governo federal, apoiada pela mídia comprometida com o lucro fácil da corrupção. A principal estrutura onde permanece a “fumaça de Satanás” é no Supremo Tribunal Federal, causando inações nas estratégias saneadoras do governo federal e um desconforto moral que se espalha por todo o país.  

Publicado por Sióstio de Lapa
em 04/07/2021 às 00h03