Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
14/07/2021 00h11
INTERIORIDADE E REINO DE DEUS

 

       Jesus informou que o Reino de Deus estava próximo, que posso me preparar para ser cidadão desse Reino a partir da limpeza que consiga fazer no meu coração, detodo o egoísmo que seja prejudicial ao próximo. Feita essa limpeza, voltada para a interioridade, para a Reforma Íntima, estarei capacitado a construir o Reino de Deus à minha volta. Mesmo porque, no processo da Reforma Íntima, estarei fazendo a prática de interioridade, mas sempre com relação meu comportamento com o próximo que está mais próximo.

            Chega um ponto que o meu trabalho de interioridade, de Reforma Íntima, de burilamento do coração estará tão avançado que é preciso ensinar ao próximo, a duplicar o que aprendi e alcancei. 

            Essa etapa do desenvolvimento pessoal entra no movimento de se voltar para fora, se derramar para o próximo. Esse movimento do Ser para fora de si é geralmente associado aos prazeres, as diversões, que tende a levar o homem a viver constantemente fora de si, amalgamado a essas situações prazerosas, externas. Isso pode ser criticado.

            Mas o discípulo de Jesus, que limpou suficientemente o seu coração, pode ensinar esse caminho de se tornar um cidadão do Reino de Deus ao próximo, acredito que é isso que o Pai quer e Jesus ensinou. Essa crítica de estar voltado à exterioridade com frivolidades, não se aplica. Essa pessoa não está se exteriorizando para se impregnar com os prazeres do mundo, e sim, para oferecer ao mundo aquilo que ele conquistou e que é de valia muito mais superior que os prazeres efêmeros que possam ser conquistados.

            Observo que nesse fluxo inverso, do interior para o exterior, o quantitativo que é buscado fora, com a quantidade de pessoas que possam ser melhor direcionadas na vida real, do espírito eterno e não da carne passageira. É transmitido o qualitativo da Reforma Íntima, da limpeza do coração, para o quantitativo dos irmãos perdidos nos comportamentos em busca de prazeres fugazes. Não seria conveniente para o Pai, que tudo o quanto conquistei pela interiorização ficasse para sempre perdido num mero comportamento contemplativo. 

Publicado por Sióstio de Lapa
em 14/07/2021 às 00h11