Meu Diário
23/07/2021 00h22
REVOLUÇÃO CULTURAL (12) – DESONESTIDADE INTELECTUAL

            Esta é uma forte estratégia da guerra espiritual, pois conseguiu penetrar na Igreja Católica, a principal opositora do mal, e reverter o trabalho evangélico em sua pureza cristã. Vejamos o que diz o Padre Paulo Ricardo em sua aula publicada no Youtube em 04-01-2012, com 394 visualizações na data de 15-04-2021.

            Kant é um desses cristãos que, ou ingenuamente ou por safadeza deliberada, não sei qual dos dois porque isso quem vai julgar é Deus, não julgo consciências, estou julgando apenas aquilo que ele fez externamente, ele condenou a cultura ocidental à destruição. Por que? 

            Para Kant, filósofo, vamos recordar um pouco, o que está lá fora, o mundo em si, a coisa em si, é irracional, caótica, desconhecida. O que realmente existe lá fora nós não sabemos. O que nós temos acesso é a coisa para mim, ou seja, o fenômeno, aquilo que me aparece, e isso que me aparece é obra e graça de um intelecto, mas não é o intelecto criador de Deus, é o meu intelecto. As minhas categorias mentais é que criam essa ordem. Ou seja, quando Kant dá esse passo, acabou tudo. Se você der esse passo kantiano, então, por favor, parem com essa estupidez de querer conciliar o pensamento kantiano com o cristianismo, pois isso é absolutamente irrecuperável. Não tem sentido.

            Podemos dizer que Kant era cristão, mas tudo bem, não estou querendo saber o que ele era intimamente na devoção do seu pietismo protestante. O que me interessa não é a biografia kantiana, o que me interessa é o que ele escreveu na “Crítica da Razão Pura”, que foi o que mudou o destino do Ocidente.

            Para Kant, era a ordem da física newtoniana, que ele na verdade queria salvar, a física de Newton, Kant era um grande admirador de Newton, a ordem que vejo na física, que tudo funciona, não está lá fora, no número, na coisa em si... esta ordem não foi colocada lá pelo Criador que tudo fez de forma ordenada e racional. Não, esta ordem eu a impus à realidade pelo meu intelecto.

            Então, a física de Newton funciona para Kant não porque o mundo é assim, mas porque todas as cabeças são assim. Portanto, você faz um cálculo e esse cálculo da física, terá um resultado idêntico ao eu cálculo, porque a minha cabeça funciona do jeito da sua cabeça funciona. Então, é o meu intelecto que impõe uma ordem.

            É evidente que isso é um pensamento absolutamente autocontraditório, digamos assim, monumental de paralaxe cognitiva (afastamento entre o eixo da construção teórica e o eixo da experiência real anunciado pelo indivíduo). Não é uma questão de simples incoerência, é uma desonestidade intelectual de um sujeito que se coloca no lugar de Deus, e ninguém mais sabe como é o mundo real. Ele é um narrador onisciente que sabe como é o mundo real. Mas você não sabe como é o mundo real, você só sabe do fenômeno, mas Kant, que deve ser a quarta pessoa da Santíssima Trindade, sabe como é o mundo real.

            Como uma pessoa que se diz honesta, inteligente, coerente com as informações do mundo real pode ser militante de partidos comunistas. Sim, eu fiquei muito tempo dentro de organizações de partidos de simpatia e acordo comunista. Mas eu não tinha as informações suficientes do mundo real, não tinha a curiosidade de saber por outras fontes o que vinha daqueles países comunistas, como era a vida dos cidadãos. Hoje vejo com tristeza, quanto tempo eu perdi trabalhando de forma contrária às minhas convicções mais intimas. Agora vejo com clareza o que é essa desonestidade intelectual, pessoas que sabem o que estão fazendo de errado, de tentar iludir, de enganar as pessoas para alcançarem postos de poder, e a partir daí consolidar cada vez mais esse poder, estrangulando os direitos humanos que as pessoas ingenuamente entregaram a eles. Tenho amigos que estão nessa situação, lutando por essas pessoas de atitudes criminosas, mas que não conseguem ver e criticar essas ações. Mesmo tendo todo afeto por mim, não conseguem avaliar o que procuro dizer, e permanecem num campo ideológico, repetindo chavões sem coerência com a verdade, pensando fazerem um grande bem para a humanidade. 


Publicado por Sióstio de Lapa em 23/07/2021 às 00h22


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr