Interessante procurar saber como o mal pode se desenvolver e ameaçar todos os países do mundo. O que se passou na Alemanha Nazista sob o comando de Hitler e seus asseclas, abordado pela Netflix em uma série sob o título “Hitler’s circle of evil” serve como um bom campo para nossas reflexões.
LXXXVIII
RENÚNCIA DE HIMMLER
O exército de Himmler que deve defender Berlim contra os soviéticos que avançam pela Frente Oriental, está em menor número nessa frente e não tem recursos para fazer uma defesa eficiente. Havia outros comandantes alemães que eram brilhantes na defesa, improvisavam. Havia outros comandantes alemães implacáveis. Himmler não era nenhuma das duas coisas. Se Bormann queria acabar com ele, Himmler percebeu tarde demais que recebeu um cálice envenenado.
Himmler está sofrendo derrota e retirada em todos os lados. O aspirante a soldado, fracassa terrivelmente e Hitler o acusa de desobediência descarada.
O fracasso com certeza afetaria a noção de Himmler de sucesso e valor próprio. Ele fez a SS passar de uma organização pequena nos anos 20 a um Estado dentro de um Estado que comandava a Alemanha nazista. Ele finalmente conquistou o seu sonho, o objetivo de ser o número 2 em comando após Hitler, mas é o segundo em comando de um império em decadência.
Com seus sonhos arruinados, Himmler quer renunciar, mas não consegue encarar Hitler. Ele não tem coragem de admitir a Hitler, pois ele queria muito aquele cargo. No fim, ele faz outra pessoa falar com Hitler e consegue sair do cargo.
Himmler viaja a 100 quilômetros ao norte de Berlim, a uma casa de saúde, para ser tratado de estresse e dores estomacais.
Onde ele está? Está basicamente fingindo. Ele alega está sentindo todo tipo de estresse após o fracasso na Ofensiva de Ardenas, mas estava fazendo um jogo mais profundo e astuto.
Com o esforço de guerra à beira de um colapso e Bormann atrás dele, Himmler decide que sua única esperança de sobrevivência é uma mudança radical. Precisa se livrar de seu passado de assassino.
Himmler, o homem em quem Hitler acha que pode confiar acima de todos, na verdade, está de olho no futuro desde o começo. Ele vai se distanciar dos assassinos em massa que dependeram muito dele.
Alguns meses antes, Himmler mandou fechar as câmaras de gás e crematórios dos campos de concentração. Não era por ele simpatizar com os presos. Ele queria ter uma imagem positiva com os Aliados, quando vencessem.
Seus homens começam a destruir provas. Incendeiam as unidades de acomodação, muitas ainda ocupadas por presos.
É o momento de os ratos abandonarem o navio. Neste nível de conflito observamos a diferença daqueles que usam o bem e outros que usam o mal para criar determinado contexto social. Enquanto os adeptos do Cristo, que procuram ser cidadãos do Reino de Deus enfrentam as adversidades com lealdade e fraternidade, chegando ao ponto de sacrifício sem contestação nos circos romanos, os adeptos do mal permanecem com as iniquidades, fugas e traições.