Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
18/10/2021 00h16
UM CAMINHO PARA O REINO DE DEUS

            A evolução humana também acontece dentro do arcabouço científico, que atualmente é conduzida pela instituição universitária. O corpo acadêmico universitário usa a ciência como uma das principais ferramentas em busca da verdade, em busca do conforto, fraternidade, paz, justiça e felicidade do homem dentro da sociedade. E assim, dentro dessa busca, encontra os ensinamentos de Jesus de Nazaré, o cognominado Cristo.

            O Cristo ensinava que vinha em nome de Deus, que dizia ser o seu Pai, para ensinar a prática do amor incondicional e assim capacitar cada pessoa a ser cidadão do Reino de Deus, a partir da transformação do seu próprio coração. A partir daí, com um número suficiente de pessoas transformadas em cidadãos do Reino de Deus, poderíamos construir esse Reino dentro da coletividade, com origem na individualidade. 

            Essa ideia do Cristo que começou a ser implementada há dois mil anos quando ele estava entre nós fisicamente, parece ser um caminho lógico para alcançarmos um grau evolutivo maior, superando os instintos e desejos da animalidade que é uma característica da nossa formação biológica, naturalista. 

            A Universidade, que contribui com tantos saberes e tecnologias, tem o compromisso institucional de implementar qualquer ideologia que se mostre eficiente (modo de executar uma tarefa com qualidade, competência, excelência, com nenhum ou com o mínimo de erros) e eficaz (fazer o que é certo para atingir o objetivo inicialmente planejado) em elevar o grau evolutivo da humanidade na busca utópica (?) da perfeição e da felicidade. A ideologia cristã aponta para esta meta, e a Igreja Católica Apostólica Romana como a instituição fundada pelo próprio Cristo, baseada na doutrina ensinada pelos próprios apóstolos do Cristo, deve ser a principal instituição a ser consultada pela Academia, pela Universidade, em busca dessa eficácia. 

            A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já desenvolveu dois eventos de Extensão Universitária, em 2019 e 2020, com esse propósito de encontrar o caminho mais eficaz na construção do Reino de Deus. Em 2021 estamos com o mesmo propósito e de sermos mais eficazes. O projeto já está aprovado pelo Departamento e demais setores burocráticos da UFRN, e continuo a pesquisar as redes sociais para ver quem de fato pode contribuir. Observei que devo focar nas pessoas que estão mais debruçadas sobre os estudos da ideologia cristã com mais pureza, que podem orientar a prática sem as distorções que o meio social pode provocar. Encontrei algumas pessoas com esse perfil (Pedro Affonseca e Álvaro Mendes, presidente e vice, respectivamente, do Centro Dom Bosco; Frederico Viotti, do Instituto Plinio Correia de Oliveira; Padre Paulo Ricardo; Frei Tiago de São José; e Professor Sidney Silveira) as quais enviarei este texto para ver a possibilidade de reunirmos remotamente e planejarmos o nosso evento universitário ainda este ano, como está definido no projeto.

Também pedi a consultoria para o projeto do meu colega de departamento, professor Ivanor, psiquiatra, católico, para dar a sua opinião acadêmica, a partir deste texto.

            Deixo abaixo os dados para o meu contato, de forma transparente, para quem tenha o merecimento de ver e contribuir para a eficácia que desejamos.

            Francisco das Chagas Rodrigues – DMC/CCS/UFRN

            rodrigus@ufrnet.br / rodriguesdmc@gmail.com

            (84) 99983-9228 (zap)

Publicado por Sióstio de Lapa
em 18/10/2021 às 00h16