Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
16/11/2021 00h15
REESTRUTURANDO O EVENTO DO REINO DE DEUS

            Este evento programado para 2021 tinha a seguinte estrutura colocada em resumo da seguinte forma:



            A Universidade tem a vocação institucional da busca do conhecimento em qualquer vertente que ele se apresente.



            Um dos conhecimentos mais significativos para a humanidade, foi aquele trazido por Jesus, que se dizia filho de Deus e comprovava isso com a produção de fenômenos que estavam acima da capacidade humana do seu tempo e até os dias atuais, conforme relatos aceitos majoritariamente pela maioria das pessoas que tomam conhecimento de tais fatos.



            Ele explicava que veio ao mundo material à pedido do Pai (Deus), assumir a personalidade do Cristo (Messias, Salvador) para ensinar a humanidade sobre o Amor, e a partir daí construir a Família Universal que será a base para a construção do Reino de Deus, uma sociedade civil harmônica e sintonizada com a vontade de Deus.



            A importância da sua vinda reconhecida por poucas pessoas, mas hoje a humanidade reconhece a importância, apesar de não colocar em prática as suas lições. Tanto é verdade que o calendário que usamos é dividido em função do seu nascimento, em antes e depois de Cristo.



            Muitas teses, livros, religiões, foram desenvolvidos a partir dessas circunstâncias crísticas, que pretendem envolver o mundo e tornar realidade o Reino de Deus, a partir da Reforma Intima feita por cada pessoa em seu próprio coração, tornando-se um cidadão do Reino de Deus, mesmo que esse Reino não esteja ainda vigente na sociedade.



            A Universidade (UFRN) seguindo a sua vocação de procura do conhecimento e de sua aplicabilidade no meio social, procura a partir da disciplina opcional “Medicina, Saúde e Espiritualidade” (MSE) oferecida pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), aprofundar o conhecimento da proposta da construção do Reino de Deus. Assim fazendo, procura as condições no meio social, com a contribuição de várias fontes de saber que sintonizam com a proposta.



            A programação dos seminários deverá ser seguida quinzenalmente, na segunda e quarta quarta-feira de cada mês, a partir de junho de 2021, no horário de 19h30 às 22h00 com o seguinte formato:



            19h30 – Apresentação dos trabalhos



            20h00 – Tema do dia



            20h45 – Debate com os convidados



            21h45 – Conclusões



            Os 12 trabalhos temáticos seriam desenvolvidos nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2021. A segunda quarta-feira do mês de dezembro seria destinada ao trabalho final de alinhamento das diversas formas de pensamento que viabilizassem a construção do Reino de Deus da seguinte forma:



            19h30 – Números do evento, participantes, comunicações, sugestões, etc.



            20h00 – Percepção e encaminhamento de cada convidado (5 minutos)



            21h00 – Encaminhamento geral do evento



            21h30 – Palavras finais de cada convidado



            22h00 – Encerramento.



            Assim, teríamos o objetivo geral de aprofundar os estudos e prática na aplicação dos ensinamentos do Cristo, quanto a construção do Reino de Deus. Contribuiríamos para a conscientização dos participantes na forma de se capacitarem internamente com a Reforma Íntima, se tornando cidadãos do Reino de Deus.



            Todos os participantes listados anteriormente seriam incluídos num grupo de WhatsApp para informação dessa reestruturação do evento que será da seguinte forma:




  1. Apresentação de 12 seminários quinzenais híbridos (presenciais e online) nos sábados de cada mês apoiados nas bem-aventuranças do Cristo, conforme descritas nos Evangelhos como anúncio e vinda do Reino de Deus;

  2. Aplicação inicial do questionário de avaliação do nível egoísmo para efeito da ponderação do grau de cidadania para o Reino de Deus;

  3. Proposta da criação do grupo de mútua ajuda, Egoístas Anônimos, para aqueles com mais dificuldade de burilar o espírito, evitando os vícios e pecados, e melhorando o grau de virtudes;

  4. As contribuições de cada participante feitas no chat da plataforma do evento, serão aproveitadas nos seminários seguintes;

  5. Será iniciado o primeiro seminário em 20-11-2021 com o seguinte formato:

  6. 19h30 – Abertura, acolhimento, presencial e online;

  7. 20h00 – Apresentação do tema;

  8. 20h40 – Participação dos presentes; e

  9. 21h00 - Encerramento


Publicado por Sióstio de Lapa
em 16/11/2021 às 00h15