Encontrei um culto do Pastor Cláudio Duarte no YouTube, em 17-11-21. Foi publicado em 19-09-2017, estava com 4.277.791 visualizações com 93 mil reações positivas e 4,8 visualizações negativas. Como entendo que nada seja por acaso e que Deus tem sempre a participação naquilo que nos ocorre, vi a importância de fazer um paralelo do que ele disse com o humor que o caracteriza, com aquilo que me acontece. Vejamos...
Boa noite a todos.
Por outros lugares por onde passei falei do meu desconforto de vir aqui desta vez. Já era para eu ter estado aqui na Igreja numa outra ocasião, mas por problema de família acabei não vindo. Desta vez estava tudo agendado, mas as notícias que me chegaram sobre o furacão, as pessoas com medo, as pessoas com um nível de insegurança muito alto e nós sabemos que é algo muito desafiador.
Eu fechei o meu coração para estar aqui. Eu falei, Senhor, não é o momento de eu ir lá. Minha esposa desistiu de vir, e acabei vindo sozinho, e ao invés de ficar os 10 dias, ficarei menos dias, e constrangido, por ter o ministério voltado para o humor...
Falei... fazer humor para esse povo neste momento não é uma coisa muito legal, muito agradável, sabendo, por exemplo, que 50 pessoas perderam suas vidas, pessoas sofrendo e eu fiquei desconfortável com isso. Estava bem propenso a não vir. Mas ao mesmo tempo eu senti um toque de Deus sobre a possibilidade de trazer um pouco de alegria às pessoas que pudessem em meio às adversidades tirar um sorriso.
Motivado por isso eu vim e pedi que em nenhum lugar que eu fosse se cobrasse nada de ninguém, até porque eu não cobrei nada para estar aqui, eu não cobro para pregar a palavra do Senhor. É lógico que as pessoas são generosas e me ofertam, mas eu não coloco preço, porque palavra de Deus não tem preço.
Então, eu quero conversar um pouco com vocês e preciso que vocês abram suas bíblias no primeiro livro do profeta Samuel, no capítulo 16, versículo primeiro, verso 1.
Então, disse o Senhor a Samuel. Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Porém disse Samuel: como irei eu? Pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então, disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos e dize: Vim para sacrificar ao Senhor. E convidarás Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu disser. E fez Samuel o que disse o Senhor e veio Belém. Então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo e disseram: de paz é a tua vinda? E disse ele: é de paz; vim sacrificar ao Senhor. Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou ao sacrifício. E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. Então Samuel tomou o chifre do azeite e ungiu a Davi na presença dos seus irmãos e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Então Samuel se levantou e foi para as montanhas de Ramá.
Deus está decidindo algumas coisas. Ele vi fazer uma troca. Ele rejeita Saul como rei e agora ele vai colocar o futuro rei de Israel. Ele vai ter uma conversa com Samuel nas montanhas de Ramá, o profeta. E Deus diz a Samuel: eu preciso dar um pulinho na casa do Jessé, porque de lá eu vou levantar um novo rei. Samuel fica amedrontado e diz como vai ser possível, Saul vai me matar... Ele dá uma solução através das vacas e diz que o resto é com Ele. Samuel chega na casa de Jessé e este apresenta como de costume o seu filho mais velho, o primogênito.
Esta é uma importante atribuição de Deus para conosco, humanos. Podemos ter uma boa aparência, até gastamos muito esforço para isso, como pagar academias e cirurgias plásticas. Claro, devemos cuidar do corpo, com exercícios, controle alimentar e evitar vícios, mas tudo isso é secundário ao que vai dentro do coração. Tanto é verdade que Hitler, vegetariano, defensor da aparência humana da raça ariana superior, tinha o coração cheio de maldades, sendo o responsável pelo genocídio acontecido na segunda guerra mundial.
Foi essa atribuição que Deus exerceu através do Profeta Samuel para escolher dentre os filhos de Jessé o futuro rei de Israel. Não foi nenhum dos irmãos maiores e sim o caçula, Davi, que naquele momento estava trabalhando, apesar de menor de idade, no pastoreio das ovelhas.
Desde que aprendi do Mestre Jesus que devo limpar o meu coração da sujeira do egoísmo para me considerar um cidadão do Reino de Deus, venho tentando fazer isso. Enfrento a fera criada por Deus dentro de mim, o Behemoth, com suas 7 cabeças dos pecados capitais, para ser digno de ser visto por Deus e Ele me indicar para a realização de alguma missão.
Acredito ter algumas virtudes do Davi, como dedicação ao trabalho e obediência ao pai, mas tenho muitos dos seus defeitos que fizeram Deus o admoestar severamente. Porém, as intenções continuam firme para a realização da limpeza do coração, e como sei que Ele me sonda diuturnamente, não posso deixar de fazer este trabalho até os limites das minhas forças.