Esta é a terceira e última composição que programei refletir neste espaço. A primeira foi O Ébrio, refletindo a condição do amor x apego. A segunda foi Coração Materno, refletindo a condição do amor incondicional x paixão. Esta última fala da Saudade, um sentimento comum a todos nós e que é interessante refletir sobre ele na composição do cantor.
Saudade
Saudade, palavra doce
E traz-nos tanto amargor
Saudade é como se fosse
Espinho cheirando a flor
É uma palavra breve
Mas tão longa de sentir
E a gente que a escreve
Sem a saber traduzir
O sentimento da saudade permite esses antagonismos, doce-amargo, perfume-dor, breve-longa. Quanto mais forte a saudade, mais forte os antagonismos. Mas podemos experimentar mais o lado positivo dos antagonismos. Sentir mais a doçura do bem-querido na imaginação do que o amargo da ausência; aproveitar o máximo do perfume que essa lembrança nos traz, sem deixar que o espinho se crave demais no coração; por mais que seja longa a distância que nos separe, aproveitemos a brevidade que a lembrança nos traz. Mesmo que eu não consiga traduzir com perfeição a palavra, tenho o sentimento forte de que saudade é o amor que fica depois que a amada vai embora.
Um desejo de estar perto
De quem longe está de nós
Um ai que não sei ao certo
Se é um suspiro ou se é uma voz
Um sorriso de tristeza
Um soluço de alegria
Suplício da incerteza
Esperança que alivia
Este desejo de estar perto de quem sentimos saudade pode ser realizado pela imaginação. Pode trazer sentimentos negativos por ser percebido que essa presença se realiza na imaginação, não é uma realidade dentro da materialidade. Mas, o mundo real é aquele percebido por nossa mente, não importa que tenha ou não um respaldo material. Isso é demonstrado por meus pacientes psicóticos, que vivem dentro de uma realidade que só pertence a eles, que podem ser felizes ou tristes em função disso. Assim, podemos usar essa estratégia, trazer em nossa imaginação a pessoa amada e com ela aproveitar a alegria e o prazer que isso nos traz, mesmo que tenha por trás um pouco de tristeza, por saber que ela não está partilhando conosco, neste momento, o mesmo prazer que sinto. Mas ela pode fazer o mesmo.
Saudade é suspiro, é ânsia
Vontade da gente ver
A quem nos vê à distância
Com olhos de bem querer
A saudade é calculada
Por algarismos também
Distância multiplicada
Pelo fator querer bem
Saudade é tristeza, é tédio
Que enche os olhos de ardor
Saudade, dor que é remédio
Remédio que aumenta a dor
A palavra é bem pequena
Mas diz tanto de uma vez
Por ela valeu a pena
Inventar-se o português
O autor coloca em destaque toda carga de sentimentos negativos que podem surgir na saudade, mesmo assim, nossa vida seria insípida se ela não existisse. Tantas coisas, tantas pessoas que aprendemos a gostar e que o tempo, as circunstâncias de vida nos distanciam, mesmo sem desaparecer o amor, que por definição é eterno. Se não fosse a saudade, que é o amor que fica quando este ser amado vai para longe, nossa vida seria bem pobre do amor. pois somente aqueles amores circunstanciais não seriam suficientes para atender as necessidades do nosso coração. Porém, bendita saudade, com toda carga de sofrimentos que ela possa trazer por inabilidade nossa de a sentir.