Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
23/02/2022 00h01
MENSAGEM DO MUNDO ESPIRITUAL

Em verdade, de vinte séculos para cá, fomos visitados por admiráveis construções da inteligência e do saber, que impactaram e transformaram a sociedade humana com uma força descomunal.



De Nero a Stalin, de Barrabás a Gino Meneghetti, de Simão Pedro a Ubaldi, as transformações filosóficas e culturais da humanidade foram expressivas.



A tirania cedeu lugar ao Direito.



A superstição foi superada pela pesquisa científica.



A Mitologia perdeu espaço e foi substituída pelos clarões da religião organizada.



Bibliotecas dissiparam a ignorância.



A filosofia multiplicou perguntas e abriu as portas mentais a novos entendimentos acerca da vida.



A medicina evoluiu das teorias dos humores, estabelecida por Hipócrates e defendida por Galeno, atingindo altíssimo nível de complexidade nos tempos modernos.



Entretanto, a par de tão extraordinários avanços, persiste entre as criaturas a lenta evolução no campo dos sentimentos, ainda se caracterizando a convivência por situações que já deveriam ter sido superadas.



A guerra ainda predomina nos cenários das disputas políticas, ameaçando tão belo acervo de conquistas da inteligência e das artes.



A violência do trânsito arrebata milhares de vidas a cada ano, sem que condutores mudem de conduta ao volante.



Persiste a pena capital em vários países, exterminando o cidadão que se equivocou, atestando a incapacidade do Estado de recuperar essa alma que se perdeu de si mesma.



O rótulo religioso passou a ser mais importante que a conduta.



E inúmeros outros desafios estão postos à nossa frente, convidando-nos a pensar e refletir.



O que nos tem faltado na marcha evolutiva, nos impedindo o acesso a uma cultura transformadora da sociedade no campo da ética e da convivência?



Em dois mil anos de Cristianismo para cá, fracassou a mensagem de Jesus em Sua força de transformação do ser humano ou fomos nós que não atentamos para o vigor de seus postulados?



Erguemos museus e templos faustosos, onde realizamos cerimônias complexas e custosas, espancando a simplicidade.



Escrevemos manuais de conduta para os outros, sem adotá-los nos próprios atos.



Elaboramos complexas filosofias religiosas e existenciais, negando a realidade da vida após a morte, como se nada existisse depois do decesso cadavérico, salvo um céu estanque e um inferno eterno.



Quão contraditórios temos sido até aqui!



O tesouro está diante dos olhos, mas o garimpeiro prefere o cascão do rio. Ignora-se a essência para que triunfe a aparência passageira.



Desvairado por posse e poder, o ser humano desses últimos dois milênios se agarrou a tudo que era do mundo, ignorando o chamado da morte para acerto de contas com a eternidade. Ergueu impérios colossais, que ruíram no tempo quais castelos de areia em praia açoitada por ventos impiedosos e mar agitado.



A noite do túmulo permanece uma goela insaciável, tragando bons e maus, justos e injustos, letrados e ignorantes. A vida terrestre deveria ter sido encarada como uma escola de aperfeiçoamento intelecto-moral, mas se tornou, nas mãos de sátrapas e hierofantes ferramenta de caprichos pessoais e tabuleiro do complicado xadrez da política rasteira.



Em meio ao caos moral que ora se abate sobre os quatro cantos da Terra, estertorando em convulsões de natureza emocional, Jesus se sobressai como alternativa ao desequilíbrio reinante.



Nenhum constrangimento em relação aos Seus discípulos. Convite à transformação pessoal, conduta regida pelo amor, aceitação das diferenças e convivência pacífica e fraterna com quem pensa e age diferente de nós.



Ninguém impossibilitado de O entender pelo coração.



Pessoa alguma excluída do Seu rebanho, com quem esse pastor sublime vem trabalhando nos milênios sem fim.



Que fazes da mensagem de Jesus em teu mundo íntimo?



Ouviste falar D'Ele?



Leste alguma passagem que O evoca?



O Sermão da Montanha tocou tua alma?



Em algum momento de tua marcha no mundo, proferiste a frase que afirma só se fazer aos outros aquilo que desejamos que o outro nos faça?



Então, de alguma maneira és detentor de um esclarecimento que a muitos ainda vai chegar, e teu compromisso com Jesus se agiganta nessa hora de despautério e loucura, anarquia e perda de valores do sentido existencial.



Em tuas mãos e sobre teus ombros uma grave responsabilidade: viver diariamente a mensagem de Jesus diante de um mundo que parece ter perdido o rumo e a direção.



Muitos estão desorientados, aflitos, desencorajados.



Sê tu a esperança que falece, a harmonia que escasseia e a luz na noite escura da alma. E com tua vela modesta, busca acender outras velas que seguem apagadas de teu lado.



Ele ainda acredita em ti e jamais desistiu do mundo.



Marta



Salvador, 20.02.2022



            Excelente mensagem! Toca a nossa alma o compromisso que assumimos ao estudar as lições do Cristo e compreender que é nosso dever praticar o que consideramos correto. Mesmo que o mundo esteja tomado pela mentira e estejamos sujeitos a autoritarismo governamentais que implodem nossa liberdade individual e coletiva. Mas o Cristo espera que façamos uso de nossos talentos para que formemos um só corpo cristão capaz de enfrentar as forças demoníacas que tentam solapar o caminho evolutivo que temos que percorrer em direção a Deus.



            Agradeçamos a Marta o seu empenho em nos advertir dos nossos deveres enquanto cristãos. Ave Cristo!    


Publicado por Sióstio de Lapa
em 23/02/2022 às 00h01