Encontrei o pensamento de Yuval Noah Harari mesmo depois de ter adquirido os seus três livros, bastante difundidos no mundo. O autor nasceu em 1976, em Israel, Ph.D. em história pela Universidade de Oxford, é atualmente professor na Universidade Hebraica de Jerusalém. Considerei bastante relevante após ouvir os dois primeiros livros, Sapiens e Homo Deus. Resolvi ler este terceiro livro, 21 Lições para o Século 21, e fazer a exegese por trechos sequenciais. por considerar existir uma falta de consideração com a dimensão espiritual, indispensável para as conclusões que são tomadas em todos os ângulos em investigação histórica. Convido meus leitores especiais a caminhar comigo nesta nova maratona racional onde pego carona com o brilhante intelecto do autor Yuval.
Humanos estão abandonando seus locais de origem. Em minhas viagens pelo mundo conheci muitas pessoas que querem imigrar para os Estados Unidos, Alemanha, Canadá ou Austrália. Conheci algumas que querem se mudar para a China ou o Japão. Mas ainda não conheci uma só pessoa que sonha em imigrar par a Rússia.
Quanto ao “Islã global”, ele atrai principalmente aqueles que nasceram em seus braços. Embora seja capaz de seduzir algumas na Síria e no Iraque, e mesmo jovens muçulmanos na Alemanha e na Inglaterra, é difícil imaginar Grécia ou África do Sul – muito menos Canadá ou Coréia do Sul – aderindo a um califado global como solução para seus problemas. Para cada jovem muçulmano da Alemanha que foi ao Oriente Médio a fim de viver sob uma teocracia muçulmana, provavelmente cem jovens do Oriente Médio gostariam de fazer o percurso inverso e começar uma vida na Alemanha liberal.
Isso talvez implique que a atual crise de fé seja menos grave que suas predecessoras. Todo liberal levado ao desespero pelos acontecimentos recentes deveria simplesmente relembrar como as coisas pareciam muito piores em 1918, 1938 ou 1968. E, afinal de contas, o gênero humano não abandonará a narrativa liberal, porque não tem alternativa. As pessoas podem dar um chute raivoso no estômago do sistema, mas, não tendo para onde ir, voltarão.
As pessoas também podem desistir totalmente de ter uma narrativa global de qualquer tipo e buscar abrigo em lendas nacionalistas e religiosas locais. Os movimentos nacionalistas foram um fator político importantíssimo no século XX, mas careciam de uma visão coerente de futuro para o mundo que não fosse a de apoiar a divisão do globo em Estados-nação independentes. Os nacionalistas indonésios lutaram contra a dominação holandesa, os nacionalistas vietnamitas queriam um Vietnã livre, mas não havia uma narrativa indonésia ou vietnamita para a humanidade como um todo. Quando chegava a hora de explicar como a Indonésia, o Vietnã e todas as outras nações livres deveriam se relacionar umas com as outras, e como os humanos deveriam lidar com problemas globais, como a ameaça de uma guerra nuclear, os nacionalistas invariavelmente se voltavam para ideias liberais ou comunistas.
Porém se tanto o comunismo como o liberalismo estão agora desacreditados, não deveriam talvez os humanos abandonar a ideia de uma narrativa global única? Afinal, não foram todas essas histórias globais – até mesmo o comunismo – produto do imperialismo ocidental? Por que deveriam aldeões vietnamitas depositar sua fé em ideias concebidas por um alemão de Trier e um industrial de Manchester? Talvez cada país devesse adotar um caminho idiossincrático, definido por suas próprias tradições ancestrais? Talvez até mesmo os ocidentais devessem dar um descanso a suas tentativas de administrar o mundo e se concentrar em seus próprios assuntos, para variar?
Será que ao apresentar a narrativa do Cristianismo existirá interesse suficiente ao redor do mundo para a composição necessária para a construção do Reino de Deus? Será que depois de tantas oportunidades de aprendizagem na busca de uma sociedade ideal, com as custa de tanto suor e sangue, a proposta cristã de paz, solidariedade e justiça social não terá um forte encantamento? Afinal de contas, o que é preciso para se entrar nessa prática do Cristianismo? Não é somente ter a disposição de reformar o coração e tirar o excesso de egoísmo? Parece tão simples à distância, mas quando se chega perto para executar a proposta, veremos que não é tão fácil. Mas não é impossível.
O Cristianismo oferece uma narrativa que pode englobar todos os Estados-nação, se todos seguem a narrativa, está afastada definitivamente a ameaça de uma guerra nuclear, e todas as demais guerras e lutas territoriais de qualquer natureza.
Talvez o mundo não esteja preparado para assumir uma narrativa global única, mas o Cristianismo poderia ficar como alternativa. Os demais Estados-nação que não quisessem seguir a narrativa do Cristianismo, poderiam seguir os seus próprios caminhos, sem querer absorver o Cristianismo e vice-versa. O que poderia acontecer, de forma saudável, é que cada país seguisse o caminho que achasse mais apropriado sem querer forçar os outros a mudar de opinião. Diversas narrativas poderiam conviver em paz desde que nenhuma delas decidisse intervir nas outras de forma autoritária.