Mais uma vez fui conduzido pelo Pai a um nível de compreensão que Ele quer que eu alcance, tendo em vista o que Ele sonda no meu coração. Levou-me a conhecer um trecho do pensamento de Santo Inácio de Loyola encontrado no filme “Santo Inácio de Loyola”, publicado no Youtube em 03-04-2022 pela plataforma Despertar e com 140 mil visualizações em 28-05-2022. Vejamos o que ele diz quando está sendo interrogado pela Santa Inquisição.
- Nessas reuniões, os seus seguidores disseram que esses Exercícios Espirituais... o que seria isso?
- Começam com uma simples ideia. O homem, foi feito para conhecer a Deus, para dar glória a Deus e devolver a ele esse imenso Amor. Se esse é o nosso principal propósito, então, o que quer que nos traga até Deus, nos causa alegria e paz, o que chamam de consolação. E o que quer que nos afaste de Deus nos causa angústia, dor e vazio. É o que chamo de Desolação. Através dos Exercícios Espirituais podemos aprender a ser mais sensíveis aos movimentos da alma e discernir quais provém de Deus e quais provém do inimigo.
- Mas porque precisa de outra forma de escutar a voz de Deus quando a palavra dEle está perfeitamente escrita na Bíblia? Os mandamentos são muito claros.
- Os Exercícios não são feitos para simples questões com respostas óbvias. É uma habilidade que precisa ser praticada e sempre sob a guia de um mentor espiritual. Com o tempo a pessoa aprende a ficar em silêncio, a ouvir e obedecer.
- Por quantos anos tem se dedicado a uma formação formal, senhor Loyola?
- Dois anos de estudos básicos em Barcelona, um ano em Alcalá e agora comecei aqui em Salamanca.
- E desses anos, quantos em Teologia?
- Nenhum.
- Mesmo assim está pregando um método complexo e detalhado de rezar?
- Veio de minhas próprias experiências de oração e discernimento. Ajudou muitos a encontrar consolo e direção.
- Tenho certeza... creio que é uma simples explicação para todos esses estranhos acontecimentos acerca do acusado. Esse homem é um dos aloprados, Iluminati, blasfemadores, e crentes que eles são inspirados diretamente por Deus, que dizem ouvir a voz dEle e que entregaram suas vontades completamente ao Divino Filho. Então, é claro, são incapazes de pecar.
- Qualquer um que me conheça sabe que serei o último homem a dizer que sou incapaz de pecar.
- Mas, como um homem com limitada educação pode falar tão eloquentemente, conhecer os movimentos do espírito?
- Entreguei tudo o que já escrevi sobre meus Exercícios a vocês. Caso vejam algo contraditório a toda a doutrina, irei corrigi-los agora mesmo.
- Por enquanto não encontramos nada de errado em termos de doutrina nos escritos que lemos. Caso contrário já estaria na fogueira.
- Assim como eu seria queimado se tivesse cometido uma heresia, senhor.
- Esse é um tempo em que a Igreja está sendo testada. Existem muitos hereges. Creio que devemos deixar esses Exercícios para os eclesiásticos estudarem e aprovarem, e antes que sejam autorizados e usados.
- Por tudo que é mais sagrado, eu imploro! Não me façam esperar décadas pela aprovação de cada teólogo em Roma. A guerra, neste exato momento, é tão aterrorizante quanto qualquer uma que conhecemos contra qualquer tirano. O povo de Deus agora está cego e também não pode ouvir, não consegue perceber que eles estão indo para o abismo. E é por isso que escrevi isso. Este livro é um manual de guerra. Deixa bem claro as linhas de batalha. Aí nos permite ouvir a voz do nosso Comandante. Não! Não posso deixar de ensinar tudo que aprendi. Somos o Exército de Deus! E se eu puder trazer nem que seja um só soldado para o Exército de Deus, então estou disposto a sofrer a punição deste Tribunal por esta causa. Eu vou deixar Deus ser o juiz final de todos nós.
Inácio de Loyola foi o fundador da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa católica romana que teve uma grande importância na Reforma Católica, cujos membros são conhecidos como os jesuítas. Eu já tinha adquirido esse livro citado, Exercícios Espirituais, comecei a ler, mas sem a dimensão do que foi colocado aqui. Como uma ferramenta colocada dentro do Exército de Deus, como forma de alistamento de quantos estejam capacitados no íntimo para a Guerra Espiritual que se arrasta ao longo dos tempos.