No mesmo filme citado no dia anterior, mostra uma carta escrita pela princesa Catarina a Inácio de Loyola, quando este já está convertido depois do ferimento na perna que sofreu durante a batalha em Pamplona. Vejamos...
Meu querido Cavaleiro.
Ninguém sabe sobre isto. Ninguém se lembrará, exceto nós.
Fui informada sobre os eventos de Salamanca pela minha amiga e sua irmã, senhora Madalena. Sinto muito por seu ferimento, mas fiquei feliz em saber que você começou uma nova vida e que o seu coração está repleto.
Devo lhe dizer que na noite em que nos conhecemos eu procurava pela biblioteca porque pretendia pular da janela e acabar com meu sofrimento. Os longos anos de aprisionamento e maus-tratos da minha mãe eram demais para a minha jovem alma suportar e eu queria um rápido final para tudo aquilo. Mas ao invés da morte eu encontrei um homem apaixonado e ardente, um cavaleiro exceto no nome, que se ajoelhou diante de mim e disse que seria uma honra morrer por mim.
Às vezes, tudo que se precisa para salvar uma vida é uma pessoa enxergar o que você tem de mais valioso. Você salvou a minha vida e salvará ainda mais como um Cavaleiro de Deus. Você é a luz e o fogo de Deus. Não se esqueça!
A sua nova Senhora, Nossa Rainha do céu mantém a sua força e que ela sempre esteja com você, como eu nunca poderia estar.
Para sempre, sua, Catarina.
Catarina conhece Inácio quando ele está de guarda no castelo, praticando sozinho a esgrima, com posturas cadenciadas e falando para um adversário imaginário. Catarina que estava procurando um local onde pudesse exterminar sua vida, se depara com aquela cena insólita e passam a conversar. Ela percebe os seus movimentos graciosos e o convida para dançar com uma orquestra imaginária. Os movimentos harmoniosos de ambos encantam e os aproximam física e emocionalmente. Ela o torna cavaleiro usando a própria espada dele. Este é um segredo que ambos guardam e um sentimento humano que não pode se realizar. Prevalece para ambos o sentimento espiritual e para Inácio todo o seu vigor e índole de cavaleiro nobre, em defesa do rei e de sua senhora que ele havia de alcançar. Sabia da dificuldade de se juntar a Catarina, como princesa de um reino, mas terminou se juntando a Rainha do céu. Agora todo o seu vigor e treinamento de cavaleiro ele vai aplicar no Exército do Cristo, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis, superando todas as dificuldades e escrevendo um manual de superação que se torna útil a todos que querem se tornar um cavaleiro deste exército de Deus sob o comando do Cristo.