Seguindo o filme citado nos dias anteriores, vejamos o trecho que aborda a revelação do Cristo frente ao cavaleiro Inácio quando este se banhava sob uma cachoeira.
Certa vez pedi a um homem para quebrar a minha perna para que assim fosse curada e restaurada. Pelo mesmo motivo precisava que Deus quebrasse o meu espirito. Felizmente, Deus é um cirurgião melhor do que o homem. Quando se é libertado da sentença de morte, de repente a vida parece ser completamente diferente.
- Nós dois éramos chamados assim, você sabia? A criatura que você derrotou e eu também. Ambos éramos chamados de Estrela da Manhã. Mas agora você sabe a diferença, agora você conhece a minha voz.
- Meu Senhor!
- Levante-se meu amigo.
- Estou envergonhado de estar diante de Ti, Senhor.
- Por que?
- Porque sou um pecador.
- O que isso significa para você?
- Que eu lhe ofendi, que eu lhe causei danos.
- Me causou danos? Por que diz isso?
- Por meus pecados horríveis, meu Senhor. Meus pecados lhe pregaram na cruz.
- Acha mesmo que os seus pecados teriam algum poder sobre mim se eu não o permitisse? Agora contemple o mundo com os meus olhos e me diga o que você ver.
- Vejo que todas as coisas que existem no mundo foram criadas para mim. Em todas as coisas que me sustentaram, todas as coisas que me deram forças, todas as provações, todas as lágrimas. Tudo serviu para me trazer até o Senhor.
- Lembre-se, meu soldado, eu amei você primeiro.
- Tome, Senhor e receba a minha liberdade, minha mente, minha memória e toda a minha vontade. Tudo que tenho foi o Senhor que me deu e assim eu lhe devolvo, Senhor. Faça conforme Sua vontade, concebo somente o Seu amor, Sua graça. Isso já basta. Para Ti eu viverei.
Esta é a justificativa embasada para entregar nossa vontade, nossos objetivos e nossa vida nas mãos de Deus. Ele foi e é o Criador de tudo, a fonte do Amor que por todos nós perpassa, que nos mantém a existência e a condição de evoluirmos até estarmos prontos para nossa integração com Ele. Por que eu faria diferente do que Inácio fez? Certamente ele caminha por trilhas diferentes da minha, tem outras habilidades, outro vigor existencial, mas nossas tendências de servir ao Pai como reconhecimento e gratidão, são semelhantes. Também tenho a consciência da Igreja militante que alista soldados para a Guerra Espiritual que sempre será travada, pois é nela que se encontra a escada de Jacó, que nos aproxima de Deus, àqueles que se esforçam para subir através dela.