Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
21/06/2022 00h01
JESUS (03) – APRESENTAÇÃO DE JOÃO AO TEMPLO

            Trabalharei o filme “A vida de Jesus Cristo”, disponibilizado por “Cristo Edificando” em 04-05-2021 no Youtube em 3 partes, com 152 mil visualizações em 26-05-2022. Terá como base os versículos dos Evangelhos que estruturam a proposta do Reino de Deus, a Sociedade Ideal que todos nós, humanos, procuramos alcançar.



            LUCAS 1:57-80



            - Nosso Deus, e o Deus de nossos pais, elevai esta criança em benefício de seu pai e sua mãe e que seja chamado em Israel pelo nome de Zacarias o filho de Zacarias... (Sacerdote)



            - Não, porém será chamado João. (Isabel)



            - Ninguém há na tua parentela alguém que seja chamado por este nome.



            Zacarias que até este momento estava sem falar, escreve na papeleta: “O seu nome é João”.



            - Bendito é o Senhor Deus de Israel porque visitou e redimiu o seu povo e nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo, para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos que nos odeiam, para manifestar misericórdia a nossos pais e lembrar-se da Sua Santa Aliança e do juramento que jurou a Abraão, nosso pai, de conceder-nos que, libertados da mão dos nossos inimigos, vivamos sem temor em santidade e justiça perante Ele, todos os dias de nossa vida. E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque haverá de ir diante da face do Senhor a preparar os seus caminhos e dar ao seu povo o conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus. Com o que, o oriente do alto nos visitou para iluminar os que estão assentados em trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.



            Zacarias que até aquele momento havia estado mudo, confirma o nome do filho, João, segundo a sugestão da mãe e faz essa prédica sobre o que o filho poderia fazer, segundo a vontade de Deus.



            É interessante como esses relatos bíblicos no Antigo Testamento fazem movimentos paradoxais de narrativas. Num momento o Deus que se mostra é violento, de punhos fortes, intolerante e vingativo... em outro momento como este que Zacarias protagoniza, Ele envia seu profeta na frente para avisar do Seu filho que viria logo em seguida, para falar do Deus de amor e compaixão, profundamente tolerante para com todos, amigos ou inimigos. Este é o Deus que o Cristo apresenta, o Pai que está em cada parte do universo, inclusive dentro de nós.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 21/06/2022 às 00h01