Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
23/06/2022 23h59
JESUS (05) – CONVITE E BODAS DE CANÁ

            Trabalharei o filme “A vida de Jesus Cristo”, disponibilizado por “Cristo Edificando” em 04-05-2021 no Youtube em 3 partes, com 152 mil visualizações em 26-05-2022. Terá como base os versículos dos Evangelhos que estruturam a proposta do Reino de Deus, a Sociedade Ideal que todos nós, humanos, procuramos alcançar.



            MATEUS 4:18-22



            Jesus faz o primeiro convite aos pescadores de forma simbólica. Pescar homens que vivem perdidos no mundo material para se tornarem cidadãos do Reino de Deus. Eles aceitaram, não porque entenderam a profundidade da proposta, mas que se sentiram intuídos de que aquele era o caminho correto. Este mesmo convite e feito ao longo dos séculos pelos apóstolos que terminaram por entender o que era preciso fazer. Chega até nós o convite e também não conseguimos compreender suficientemente. E quando observamos a coerência desse convite, mesmo assim, a maioria, prefere ficar presa nas redes de subjugação ao mundo material.



            - Vinde após mim, e eu os farei pescadores de homens



            JOÃO 2:1-12



            Nesta outra cena, a mãe de Jesus é avisada de que vai faltar vinho. Certamente os anfitriões sabiam que ela era a mãe daquele que se dizia ser o Messias, o filho de Deus, e portanto, a pedido dela o problema poderia ser resolvido. Maria aceita a proposta e faz com que os servos tenham contato com Jesus.



            - Não temos mais vinho (Servo)



            - Fala com meu filho. (Maria)



            - A sua mãe vem falar contigo. (Servo falando cm Jesus)



            - Não tem mais vinho. (Maria falando com Jesus)



            - O que tenho eu com isso? O que queres que eu faça? Ainda não é chegada a minha hora. (Jesus)



            - Fazei tudo aquilo que Ele vós disser. (Maria)



            - Enchei de água essas talhas. Vá servir ao responsável da festa. (Jesus)



            - É a primeira festa de casamento na qual eu vou onde o melhor vinho é servido no final. (Responsável da festa)



            O pai do noivo havia contratado um responsável para administrar a festa do casamento. Como houve muitas pessoas que foram atraídas pela presença na festa do suposto Messias e que Ele poderia fazer algum milagre naquela ocasião, terminou faltando o vinho e que seria um desastre para a dignidade dos noivos e principalmente para os pais, os donos da festa. Jesus sabia que o seu momento público ainda não chegara, mas terminou fazendo a vontade da mãe, pois sentiu nela o desespero que estava esboçado nos donos da festa, e que só a ela e seu filho podiam recorrer.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 23/06/2022 às 23h59