Meu Diário
05/08/2022 00h01
RAÍZES CATÓLICAS DO BRASIL – (13) REINO CATÓLICO

          Irei colocar aqui, com poucas adaptações, a aula do Prof. Luiz Raphael Tonon, com estreia no dia 26-06-2022, pelo Centro Dom Bosco, no Youtube, com 58.000 visualizações em 16-07-2022.



            Para Portugal, levar a fé para algum lugar não era uma questão opcional, era a questão primordial, a mais importante. Por isso no descobrimento do Brasil, as grandes navegações, foram fruto de um esforço apostólico de Portugal.



            Na Idade Média, depois que o reino de Portugal estava fundado, Dom Afonso Henrique proclama sua independência em 1139. A Santa Sé reconhece a independência de Portugal em 1179, com o Papa Alexandre III através da bula Manifestis Probatum de 1179. Reconhece Portugal como um reino católico, há uma chancela da Igreja.



            Esse reino católico nasceu unificado, não havia disputas internas pelo poder. Quando Dom Henriques assume esse território, havia ali cinco reis mouros que é visto como as chagas de Cristo e que seriam derrubados. Por isso no brasão de Portugal nós vemos cinco Torres que é o símbolo de uma cidade, cinco reinos mouros que tombam em honra das cinco chagas de Nosso Senhor, que agora é território cristão.



            Também tem as 30 moedas no brasão português... Cristo foi vendido por 30 moedas. Para os portugueses, ou Deus ou nada. Ou Jesus Cristo com suas cinco chagas e a sua Santa Cruz, ou nada.



            Portugal nasce sob o signo da Santa Cruz. Nosso Senhor podia ter aparecido de várias maneiras, mas ele manifesta a Santa Cruz. Quando o Brasil é descoberto é chamado de que? Terra de Santa Cruz. O nosso destino está unido ao destino de Portugal. Não há uma história distinta do Brasil e de Portugal



            Esta informação é muito forte, mas carregada de realidade. Nosso destino está intrinsicamente ligado ao de Portugal, mesmo que tenha havido em nosso território tanta luta, geográfica e financeira.



            Seria importante que fizéssemos um novo alinhamento como dois países cristãos voltados para um mesmo objetivo: desenvolver a fé na direção da construção do Reino de Deus. Para isso acontecer é necessário que seja transmitida a verdadeira história do Brasil, pois o estrago está grande quanto a desinformação que fomos vítimas. Só como um exemplo vejo o meu caso. Passei pelos diversos níveis de escolarização e cheguei ao nível de doutorado. Fiz militância política por vários anos, candidato a diversos cargos. Somente hoje, com a ajuda da internet, vejo a verdade aparecer e tive condições de corrigir meus paradigmas e formas de atuação. E quantas pessoas continuam bitoladas na vida, construindo sus famílias após um período curto e mal direcionado de escolarização e permanecendo o tempo livre em frente a televisão, sendo direcionadas para onde os novos escravocratas querem que elas se dirijam, principalmente em busca das urnas para elegerem em processos “democráticos” os seus candidatos.



Publicado por Sióstio de Lapa em 05/08/2022 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr