Meu Diário
06/08/2022 00h01
BANDEIRA DE PORTUGAL

            A bandeira de Portugal é um dos símbolos nacionais da República Portuguesa. A bandeira possui forma retangular e é bipartida verticalmente de forma desigual, com o lado direito maior que o lado esquerdo.



            O lado esquerdo tem a cor verde e o lado direito tem a cor vermelha. Acima da linha divisória encontra-se o brasão de armas formado pelo escudo português e pela esfera armilar.



            A bandeira de Portugal foi elaborada por uma comissão nomeada pelo governo em 15 de outubro de 1910. A comissão era formada pelo pintor Bordalo Pinheiro, pelo jornalista João Chagas e pelo escritor Abel Botelho. A aprovação do projeto aconteceu em 29 de novembro do mesmo ano.



            A bandeira também é chamada de Bandeira das Quinas e Bandeira Verde-Rubra. A cor verde significa a esperança do povo português e a cor vermelha significa o sangue dos que morreram em batalha.



            A esfera armilar é uma ferramenta astronômica que consiste em uma representação esférica do universo. O instrumento funciona como uma bússola que adota o sol e as estrelas como ponto de referência, e era muito utilizado em navegações, sendo muito importante do século XV ao XVII. Virou um símbolo dos descobrimentos portugueses da época.



            A esfera armilar foi colocada para simbolizar o eterno gênio aventureiro português. É considerado o principal símbolo de Portugal. O escudo português está presente nas bandeiras nacionais desde 1143. Atualmente o símbolo contém sete castelos amarelos e cinco escudos azuis contendo cada um, cinco besantes (moedas de ouro do Império Bizantino). O significado desses símbolos é controverso.



            Alguns acreditam que os escudos estão relacionados ao chamado “Milagre de Ourique”, segundo o qual Jesus teria aparecido para o Conde Afonso Henrique e profetizado suas vitórias na Batalha de Ourique sobre cinco reis mouros. Assim, os escudos teriam sido colocados na bandeira em forma de cruz em homenagem a Jesus Cristo. Os escudos dispostos como uma cruz grega (1+3+1) e os cinco besantes dentro de cada escudo dispostos como cruz de Santo André (2+1+2).



            Os sete castelos simbolizam as supostas sete fortalezas conquistadas pelo rei Afonso III na região do Algarve.



            Na sequencia da revolução republicana, surgiu a necessidade de substituir os símbolos associados ao regime deposto, nomeadamente a bandeira e o hino. O processo de escolha da nova bandeira foi bastante controverso devido a falta de consenso, mesmo entre os republicanos, sobre o modelo a escolher.



            O maior ponto de discórdia foi a escolha das cores do campo da bandeira. A facção mais radical defendia a adoção das cores republicanas verde e encarnada. A outra facção, de onde se destacava o poeta republicano Guerra Junqueiro, defendia a manutenção das cores azul e branca, argumentando que estas eram as autênticas nacionais e não cores monárquicas.



            O azul também carregava um forte significado religioso pois era a cor de Nossa Senhora da Conceição, que havia sido coroada Rainha e Padroeira do Portugal por D. João IV, sendo a sua remoção ou substituição na futura bandeira justificada pelos republicanos como uma das muitas medidas necessárias para secularizar o Estado.



            Interessante que os líderes dessas revoluções não consideram a opinião do povo, apesar de colocar em suas motivações trazer benefício para o povo. Acredito que se tivessem feito uma pesquisa com o povo para saber se era apoiada tal mudança nos símbolos do Estado, se Nossa Senhora da Conceição também estava sendo destronada, o povo não apoiaria. Mas eles, os revolucionários pensantes procuram conduzir as massas de acordo com suas ideologias, mudam as narrativas, ensinam o que não é importante para eles e tornam o povo ignorante de suas origens e determinações, um verdadeiro abuso a dignidade humana, feita justamente em nome da dignidade humana.  



Publicado por Sióstio de Lapa em 06/08/2022 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr