Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
11/09/2022 00h01
VERDADE

            Nossa vida intelectual é cercada de narrativas que são construídas com diversos propósitos. Alguns são coerentes com a racionalidade, com a lógica e com a verdade. Outros procuram usar os princípios da racionalidade e da lógica, mas se afastam da verdade, com propósitos inocentes ou maldosos.



            Inocentes quando as pessoas que constroem essas narrativas distorcidas na mente dos outros, não sabem ou intuem os prejuízos que irão causar na construção dos paradigmas enviesados na consciência de quem acredita neles.



            Maldosas quando as pessoas sabem que as narrativas que propagam são falsas, mas que trarão benefícios para elas, mesmo que deixem malefícios para a coletividade, impedindo o fluxo evolutivo em direção à perfeição.



            A Universidade como instituição, cuja missão é a busca do conhecimento que esteja próximo da verdade e da sua aplicação no aperfeiçoamento da humanidade em harmonia com o meio ambiente, deve usar o máximo da racionalidade entre seus membros para se afastarem das falsas narrativas, se aproximarem daquelas mais verdadeiras, e, principalmente, contribuir para a construção da narrativa que se mostre mais próxima da verdade.



            Este é o objetivo pelo qual a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através dos seus departamentos e disciplinas, elabora este projeto em busca da verdade de nossas raízes históricas no campo imanente associado aos fatos de natureza transcendental.



            O projeto tem como princípio que a vida ocorre na natureza em duas dimensões: uma dimensão material, física, imanente, e a outra espiritual, abstrata, transcendental. Para construir uma narrativa mais próxima da verdade, isso não seria possível sem a consideração dessas duas dimensões, imbricadas, inter-relacionadas.



            Procuraremos respeitar todas as conquistas do método científico na aquisição de conhecimentos, considerando sempre o poder de nossa racionalidade humana para discernir o que está próximo ou distante da realidade.



            Um projeto com esta dimensão não pode ficar restrito no âmbito local ou regional. Quanto mais amplo seja construído este trabalho racional, aberto à críticas e sugestões, mais condições ele terá de oferecer à comunidade humana um produto que atenda as necessidades da evolução individual e coletiva.



            Construir um conhecimento que sirva para o espírito humano acelerar o caminho da perfeição, corrigindo defeitos, conquistando virtudes, sintonizado com o fluxo da evolução, harmonizado com os diversos entes da natureza.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 11/09/2022 às 00h01