Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
15/09/2022 00h01
NOTA A SOCIEDADE BRASILEIRA

            Com este mesmo título estou repassando uma nota colocada por uma colega, professora universitário, que serve bem para nossa reflexão.



Estamos vivendo um pesadelo inimaginável no Brasil.



Hoje, o colega médico Dr. Ricardo Ariel Zimerman, um dos mais conceituados médicos do país, sofreu o constrangimento de uma busca e apreensão. A Policia Federal levou seu celular e computador, seus instrumentos de trabalho, inclusive, para o atendimento de pacientes. Aparentemente, a justificativa esdrúxula é sua participação no estudo acerca da proxalutamida junto com o Dr. Flávio Cadegiani, outro profissional brilhante.



Médicos, empresários, advogados, professores, jornalistas estamos, todos, sendo perseguidos, ameaçados, constrangidos, cancelados e até presos.



Nunca fomos terroristas.



Nunca roubamos nosso país.



Nunca praticamos corrupção.



Nunca assassinamos alguém.



Nunca recebemos doação ilegal de  patrimônio como sítios ou casas de praia.



Nunca fizemos palestras superfaturadas para fazer lavagem de dinheiro.



Nunca falamos mal da nossa pátria no exterior.  



Nunca assaltamos bancos.



Nunca sequestramos pessoas.



Nunca depredamos o patrimônio público.



Nunca pisamos ou queimamos a bandeira brasileira.



Nunca patrocinamos ou apoiamos líderes facínoras.



E de que crimes somos acusados?



Alguns, por defenderem a liberdade, a família, a vida.



Outros, por apoiarem um presidente que trouxe prosperidade, que acabou com privilégios de uma casta que recebia favores ou patrocínios milionários dos cofres públicos.



E muitos, nos quais incluo milhares de colegas médicos devotados à vida, por entenderem que a ciência não é feita de verdades absolutas. A mesma “ciência” que até hoje, lamentavelmente, é monopólio de grupos com interesses ideológicos ou financeiros.



A todos eles deixo registrado meu respeito, meu apoio, minha gratidão pelo exemplo que têm dado em face de tantas adversidades.



Não desistiremos. Estamos mais vivos, mais fortes, mais unidos, mais atentos.



Não seremos ovelhas mansas a esperar pelos lobos… 



Mayra Pinheiro



Médica e professora universitária



Este é um sentimento de revolta de uma maioria silenciosa, na qual me incluo. O país está infestado de bandidos, mesmo que usem toga ou qualquer veste, acadêmica ou eclesiástica. Como membro de uma universidade, UFRN, vejo com tristeza que a instituição que deveria ser um titã na busca da verdade, da justiça e da solidariedade com quem não tem grau acadêmico e na maioria das vezes até a alfabetização. Mas esses “bandidos”, aparentemente tão bem instruídos, que pensam manipular a mente e a vontade de pessoas inocentes e que lutam pela sobrevivência, que estendem a mão para aqueles que eles não chegam nem a imaginar, que são os mesmos responsáveis por suas misérias.



Por isto estou alinhado 100% ao pensamento da colega Mayra Pinheiro, pois deu voz ao nosso pensamento silencioso. E aqui deixo o meu aplauso efusivo e sei que ao lado diversos outros aplausos se manifestem, mesmo que seja silenciosos.



Francisco Rodrigues



Médico e professor universitário.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 15/09/2022 às 00h01