O apóstolo Paulo usou a metáfora da armadura de Deus no livro de Efésios para ilustrar como a fé pode ajudar o cristão a se proteger dos ataques espirituais.
O ataque espiritual pode ser representado, por exemplo, pelas tentações, pelo enfraquecimento da fé ou pelo questionamento do próprio valor diante do chamado de Deus.
Segundo a Bíblia, todos os ataques são feitos por Satanás e suas castas de demônios. Para se manter firme na fé e resistir aos dardos inflamados do maligno, vista a armadura completa de Deus.
Coloque o cinturão da verdade. Paulo diz em Efésios 6:14: "Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade...". O cinturão é a parte da armadura que serve para sustentar todo o resto, portanto a sua proteção contra as dúvidas começa com o conhecimento da verdade de Deus. Acredite na verdade da palavra de Deus e no plano que ele tem para a sua vida. Viva uma vida verdadeiramente cristã, livre de pecados ocultos e desonestidade.
Cubra o coração com a couraça da justiça. O versículo que está em Efésios 6:14 continua assim: "... o corpo vestido com a couraça da justiça...". Cada um conhece as áreas em que se sente mais vulnerável às tentações e não é necessário ser perfeito para se blindar contra elas. Basta se apoiar na pureza de Jesus e se esforçar para ser como ele, isso o tornará mais forte. Se a sua luta, por exemplo, é contra a inveja, note que o ataque espiritual poderá vir na forma de um novo vizinho que parece ter tudo. Supere toda e qualquer inveja se lembrando da pureza e do sacrifício que Jesus fez por você, bem como de todas as ricas bênçãos que ele tem o concedido.
Proteja os pés com os calçados do evangelho da paz. Assim dizem as palavras de Paulo em Efésios 6:15: "... e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz". Permita que Deus guie os seus pés através do chamado que tem para a sua vida. Prepare-se para combater as forças do maligno que virão para tentá-lo e para encher o seu coração de medo e ansiedade. O evangelho é a palavra de Deus e, através de Paulo nesse versículo, ele fala de paz. A armadura com a qual Deus veste os filhos é uma preparação para a guerra, por meio da qual ele garante a paz de cada um deles.
Use o escudo da fé para proteger-se dos ataques espirituais. No versículo que está em Efésios 6:16, Paulo enfatiza a importância da fé: "Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno". Os dardos inflamados representam as tentações que o farão pecar e duvidar da fé. Portanto, peça a Deus para que fortaleça a sua fé para que você possa enfrentar qualquer ataque do inimigo. Essa fé não se resume a apenas acreditar em Deus, ela deve ser mais profunda. Também é necessário saber se apoiar na bondade e acreditar nos planos que Deus tem para a sua vida.
Coloque a joelheira e Ore sem cessar. Ainda que a oração não seja retratada como
uma das partes da armadura de Deus, Paulo diz ao final da passagem (em Efésios 6:18): "Orai em toda circunstância, pelo Espírito...". Tenha constantemente a iniciativa de orar, com isso você conseguirá se equipar melhor contra dúvidas, tentações e outros ataques espirituais que possam surgir. Caso não saiba como orar, tente fazer uma oração simples, apenas agradecendo a tudo que Deus tem feito por você. Peça-o perdão pelos seus pecados e ajuda para resistir às tentações. Por fim, suplique por sabedoria e mais fé.
Coloque o capacete da salvação para proteger a mente. Assim que você aceita
Jesus como seu único e suficiente salvador, seus pecados são perdoados e sua morada no céu é reservada. Apoie-se nessa verdade para se proteger de dúvidas a respeito de Deus, da salvação e sobre como deve segui-lo. É isso que Paulo quer dizer quando, em Efésios 6:17, escreve: "Tomai... o capacete da salvação...". Como a maioria dos pecados começam nos pensamentos, mantenha a mente limpa e concentrada para ser um guerreiro da retidão do Senhor. O versículo de Colossenses 3:2 reforça esse ensinamento dizendo aos cristãos para que mantenham o foco nas questões espirituais: "Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra".
Empunhe a espada do Espírito para repelir o mal. Em Efésios 6:17, Paulo escreve: "... a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus". A sua armadura contra os ataques espirituais jamais estaria completa sem uma arma. Leia as Escrituras todos os dias, memorize versículos que sejam importantes para a sua vida e peça a Deus para revelar as palavras que precisa ouvir. Dessa forma, você estará protegido contra a desmotivação, o desespero e qualquer tipo de fraqueza. Três dos evangelhos descrevem a passagem em que Jesus se retirou para o deserto com o objetivo de orar e jejuar. Ao final do jejum, aproximou-se dele o próprio Satanás, que o tentou a pecar três vezes. Em cada tentativa, Jesus se defendeu citando versículos da Palavra. Quanto mais conhecer a bíblia, mais armas você terá para se defender contra as tentações, como Jesus fez.
Vestido diariamente com esta armadura, estamos prontos para enfrentar os duelos que se apresentem