Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
27/11/2022 00h01
UM BRADO BRASILEIRO

            A sociedade organizada, coerente, de bons princípios, constrói elementos institucionais para defesa da vida com dignidade para todos, principalmente na garantia da liberdade, o maior bem que a pessoa humana possui e que sempre está sendo cobiçada por terceiros que se consideram em posição de superioridade.



            Por esse motivo é que os cargos de grande responsabilidade na sociedade devem ser exercidos por pessoas de boa índole, de boa formação cultural e espiritual, para que as tendências egoístas próprias da nossa natureza animal não corrompa suas obrigações institucionais, quando em cargo hierarquicamente superior.



            Quais são esses cargos estratégicos responsáveis pela garantia de nossa dignidade humana? Em nossa atual conjuntura brasileira, posso citar os três poderes da República, executivo, legislativo, judiciário. Outro poder que podemos citar é o poder militar, mas este está subordinado ao poder civil, nas suas três esferas, principalmente o executivo, que é o chefe das forças armadas.



            Tudo isso em teoria é muito coerente, tudo disciplinado pela democracia, que é o governo da maioria. Aqui está o problema. A democracia, tão elogiada na teoria, na prática não se aplica. Como pode ser democrático um voto que a pessoa vende por qualquer migalha de pão ou por um cargo ou emprego que ela não tem condições de conquistar pelos seus próprios valores? Então, o egoísmo de pessoas que detém certo poder financeiro, compra a ideologia de políticos, que por sua vez engana os eleitores, nas escolas ou nas comunidades, e aquele voto viciado faz um cargo ser aparentemente conquistado pela democracia. Chegamos a um ponto tão crítico, que pessoas visivelmente deformadas em seu caráter humano, mentirosos, bandidos, assassinos, ladrões, terroristas, já reconhecidos e punidos pela justiça, terem oportunidade de serem candidatos e imaginem... de seres eleitos!? E essas pessoas, conquistando cargos estratégicos com tais artimanhas, agora tem o poder de colocar elementos de sua quadrilha em cargos públicos dentro de instituições importantes, como a justiça.



            Quando acontece uma situação como esta, a sociedade está em franca decadência dos seus valores humanos de dignidade e justiça. Os cidadãos se sentem tolhidos em sua liberdade, sua voz amordaçada, seus bens sequestrados... a quem recorrer, se a própria justiça é a protagonista de tais atos de iniquidade? Parece que a única instituição a qual ainda podemos pedir socorro é a força militar. É composta de pessoas que foram educadas para defender os princípios da Pátria, dentro da justiça, patriotismo e honestidade. São pessoas que não foram contaminadas nem cooptadas pela sedução dos corruptos. Mas, que podemos esperar se tais corruptos se tornam os chefes deles? Aqueles que no passado jogaram bombas sobre eles, agora pegam o bastão da hierarquia e fazem eles defenderem seus furtos e demais atos iníquos? Como tais homens se sentirão ao serem obrigados a fazerem isso?



            Este é o brado que nós, brasileiros honestos e de bom coração, conscientes da ameaça que paira sobre nós, fazemos aos nossos militares: não se deixem colocar a coleira da iniquidade sobre as medalhas de heroísmo que revestem seus peitos, nas lutas por nossa soberania, tanto aqui quanto no exterior; que se lembrem que suas missões é a nossa defesa, e que a nossa destruição, é a destruição da pátria, a destruição da missão mais nobre que deixamos em suas mãos: a defesa da liberdade!


Publicado por Sióstio de Lapa
em 27/11/2022 às 00h01