Em tempos de exceção que estamos vivendo, não podemos deixar passar uma carta aberta que circula nas redes sociais, que acredito representa todos nós, pessoas de bem, que estamos longe das iniquidades...
CARTA ABERTA
Ao "excelentíssimo" sr Luís Roberto Barroso (ministro do STF).
Luís...
"Vossa excelência" vem chocando grande parte da nação brasileira com suas atitudes pouco dignas (na verdade vergonhosas), para alguém que mesmo não sendo apto, alcançou tal função.
O brasileiro te conhece, conhece sua fama, seus gostos e seus vícios; ainda que se vista com o melhor e mais caro terno, e se revista com a sua toga preta, a sua nudez não pode ser escondida.
Para ser mais justo, os seus pares também são do mesmo nível; pois os senhores foram medidos, os senhores foram pesados, e os senhores foram achados em falta; insuficientes.
Mas o motivo dessa carta aberta é o famoso: "Perdeu mané, não amola".
Essa expressão no Brasil lembra muita coisa ruim, e vou lhe explicar a razão.
MUITA GENTE PERDEU TBM A VIDA, APÓS OUVIR ESSA FRASE.
Perdeu + Mané
A palavra "perdeu" por si só, já significa de alguma forma um prejuízo para alguém; uma perda que pode ter atingido qualquer área da vida da vítima.
Mané: a origem é controversa, e acredita-se vir da abreviação de Manoel.
Aqui na cultura e gíria brasileira, significa:
OTÁRIO- indivíduo ingênuo, tolo, bobo; fácil de ser enganado.
Juntando ambas as palavras e no contexto que "vossa excelência" usou; elas tem o mesmo significado usado pelos criminosos Brasil afora: "otário vc está sendo roubado".
Essa expressão é o cartão de visitas dos marginais ao abordarem alguém para praticarem assaltos; tirarem aquilo que é de terceiros por meios reprováveis e violentos...
A sua frase atingiu em cheio, mais de 150 milhões de brasileiros, que independentemente do voto depositado nas urnas, se consideram vítimas de seus desmandos.
É notório o desespero dos membros dessa corte, revelados em cada fala desastrosa, em cada decisão inconsequente e cada gesto suspeito.
Os senhores colocaram as cordas em seus próprios pescoços, e as estão retesando ao máximo; logo, logo perecerão pelos próprios atos insanos. O último que tenho notícias, é quererem tomar covardemente a guarda dos filhos dos manifestantes pacíficos, e que fazem uso de seus direitos democráticos de não vos suportarem mais.
Sim, nós perdemos muito...
Nós perdemos entre tantas coisas, a paciência com os crimes dos membros dessa corte; mas ganhamos algo que ninguém vai tirar de nós...
Ganhamos de volta o amor à pátria; o desejo de lutar pelo futuro de nossos filhos e netos, ganhamos as ruas e as atenções do mundo; recuperamos o senso de preservação e energias para permanecermos nas ruas o tempo que for necessário.
Sim, eu tbm estou nas ruas.
Entendam: não é por Jair Messias Bolsonaro; é por Deus, por nosso país, por nossos filhos e pelos filhos de nossos filhos...
"Excelentíssimo sr ministro Barroso; faço à vós um pedido único...
Continuem a nos encurralar...
Continuem a nos subestimar...
Continuem a usar vossas canetas como chibatas em nossos lombos...
Estiquem mais e mais a corda.
Continuem pq falta muito pouco para ela arrebentar.
Esse é o combustível que transforma pacatos cidadãos em leões ferozes defendendo a sua prole...
Lembra da famosa frase: "lutem e lutem novamente, até cordeiros virarem leões”?
É isso...
Posso garantir ao senhor e seus pares uma única coisa...
Nós perdemos muitas coisas mesmo; perdemos muito tempo, perdemos nossos votos (já que são facilmente direcionados a quem não o demos), perdemos por algum tempo os valores patrióticos e etc; mas esse último nós recuperamos; e lhe garantimos que podemos até perder a vida, mas não vamos perder a coragem, a determinação, a nossa liberdade e nem o nosso maravilhoso Brasil para os senhores e nem para ninguém mais.
Tudo será muito diferente daqui pra frente; e ainda que permaneçamos no anonimato, nossos feitos vão reverberar por muitas gerações; nossos exemplos serão seguidos, nossos filhos e os filhos de nossos filhos herdarão esse amor à pátria, e a preservarão livre de gente gananciosa, corrupta e mal intencionada.
Os senhores também ficarão na história; mas garanto que os vossos descendentes não terão orgulho dos vossos feitos; até mesmo trocarão sobrenomes, negarão qualquer tipo de ligação, vínculo e parentesco com vocês...
Os senhores serão uma mancha no história desse país, e um exemplo a não ser seguido.
Por estar agindo dentro da lei e fazendo uso dos meus direitos democráticos, não tenho medo de ir preso; até pq isso só faria de mim um exemplo; e me abriria portas para lutar contra atitudes semelhantes às vossas, nas linhas de frente.
Deus abençoe o Brasil.
Deus abençoe a todos que fazem parte dessa resistência democrática.
BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS.
Concordo... integralmente!