Encontrei um filme católico no Youtube, “Santo Antônio Guerreiro de Deus”, publicado pela Paróquia São Bento DF, há 2 anos, com 214 mil visualizações nesta data, 28-01-2023. Coloco aqui um trecho de 4 minutos (1:06 a 1:10) onde ele faz uma preleção em praça pública que mostra como exemplo da realidade do que o Cristo exemplificou aos apóstolos, nos dois textos anteriores.
“Rodrigo, digno herdeiro de Tebaldo na usura, não confessará jamais, e mata pelas mãos de outros com o seu dinheiro.
Vocês, são como o escaravelho, que junta muito excremento incansavelmente, faz dele uma bola. Mas de repente, passa um asno e pisa no escaravelho com a ferradura, esmagando um ao outro num instante.
Acha que pode levar sua riqueza através do estreito portão da morte pela qual mal poderá passar a alma sozinha e nua.
Os ricos pensam que são deuses e são eles que alegam fazer justiça.
Coragem, povo de Pádua, machucado no corpo e na alma pelos usurários.
O tempo de injustiça está acabando.
Falo com você, Teobaldo, com os usurários, com todos os banqueiros e os novos e pérfidos grupos que estão se formando entre vocês.
Vocês enriqueceram sugando o sangue dos necessitados.
Vocês se tornaram ricos e também tiraram a vida dos pobres sem piedade, apenas por seus próprios interesses, por sua riqueza que de nada lhe servirá.
São animais ferozes, pérfidos usurários.
Vocês se tornaram fortes e numerosos na terra.
Vocês têm dentes de leão.
Não respeitam nem o Senhor, nem os homens.
Se um de vocês tiver, mesmo que seja uma pequena ferida, que vocês lambem como cachorros. Garanto a vocês que essa ferida agora é minha. E eu a curarei, em nome de Deus.
Antônio é um desses 13o. apóstolo do Cristo que são chamados ao redor do mundo, em todos os tempos. Ele segue o exemplo de Francisco de Assis, outro 13o. apóstolo chamado pelo exemplo do Cristo. São pessoas que mostram uma valentia, uma coragem que enfrenta os poderosos, armados e violentos.
O padre Paulo Ricardo também fala de outra pessoa valente, que assumiu o chamado do 13o. apóstolo, São Sebastião, que irei colocar no segundo dia do próximo mês.